Variabilidade
Home ] Acima ] Evolução ] [ Variabilidade ] Biologia Molecular ] Conservação ]

 

População efetiva
Eventos de Redução

O pool de diversidade genética de uma espécie existe em três níveis fundamentais: variação genética em indivíduos (heterozigosidade), diferenças genéticas entre indivíduos dentro de uma população e diferenças genéticas entre populações.

Entre os problemas centrais da genética da conservação estão a perda de diversidade genética em populações pequenas e as mudanças na distribuição dessa diversidade entre populações. 

Perdas de variabilidade genética podem resultar em uma flexibilidade evolutiva reduzida e em uma diminuição do fitness (valor adaptativo), por exemplo, pela expressão de alelos recessivos deletérios. Mudanças na distribuição da diversidade podem desestruturar adaptações locais, resultando no fenômeno de outbreeding depression. Ambos os problemas podem levar a uma redução do grau de adaptação do organismo ao seu ambiente, diminuindo o fitness individual e aumentando a probabilidade de extinção de populações ou espécies. 

A principal preocupação dos conservacionistas no nível de população deve ser, então, a manutenção da maior variabilidade genética possível, numa distribuição geográfica o mais próximo do natural, garantindo a continuidade dos processos ecológicos e evolutivos. Para isso, é de fundamental importância a compreensão de como a variação genética é perdida, tanto dentro quanto entre populações.

 

Dúvidas ou sugestões mail us
Dezembro 2000