Eventos de Redução
Home ] Acima ] População efetiva ] [ Eventos de Redução ]

 

Quatro fatores, que são função do tamanho da população geneticamente efetiva (Ne), podem estar envolvidos com uma diversidade genética reduzida dentro de populações:

Efeito do fundador
Ocorre quando poucos indivíduos estabelecem uma nova população. A constituição genética dessa população dependerá dos alelos presentes nos fundadores, que podem representar apenas uma fração da diversidade genética presente na população original.

Estreitamento demográfico (demographic bottlenecks)
Consiste numa redução severa e temporária no tamanho da população. Como resultado, a variabilidade genética de todas as gerações subsequentes provém dos poucos indivíduos que sobreviveram ao estreitamento e se reproduziram. A extensão da perda de variabilidade dependerá do grau de redução da população e de sua subsequente taxa de crescimento.

Deriva genética 
Consiste na variação casual da freqüência de alelos em uma população. Seus efeitos são mais significativos em populações pequenas. A deriva corresponde a um estreitamento demográfico de duração prolongada, resultando em repetidas perdas de variabilidade e eventual fixação de alelos (produção de loci monomórficos).

Talvez a mais importante conseqüência desses três processos seja a perda de alelos raros da população. Apesar de sua pequena contribuição à variabilidade genética total da população, eles podem ser importantes durante eventos infrequentes ou periódicos, como temperaturas incomuns, ou exposição a novos parasitas e patógenos, oferecendo respostas únicas a futuros desafios evolutivos.

Endogamia 
Consiste no cruzamento de indivíduos aparentados, cuja probabilidade de ocorrência aumenta em populações pequenas (se os cruzamentos ocorrem ao acaso). A endogamia resulta num previsível aumento da homozigosidade e pode ser manifestada na população como redução da fecundidade dos indivíduos, alterações no tamanho da prole, crescimento ou sobrevivência, entre outros efeitos. Estudos recentes têm apoiado a hipótese de que os efeitos da endogamia devem-se primariamente à expressão de alelos deletérios quando em homozigose.

Já a perda de diversidade genética entre populações ocorre quando populações isoladas e geneticamente divergentes experimentam uma alta taxa de fluxo gênico entre si devido a ações humanas. Isso pode ocorrer quando plantas ou animais são transportados (intencionalmente ou acidentalmente) por pessoas, ou quando novos corredores são criados. A singularidade das populações inicialmente isoladas, assim como suas adaptações locais, podem ser reduzidas ou perdidas.

 

Dúvidas ou sugestões mail us
Dezembro 2000