Hot Spots Tropicais
Home ] Acima ] Histórico ] Definição ] [ Hot Spots Tropicais ] Diversidade/Tamanho ] Conservação - HSs ]

 

Os trópicos úmidos são a região mais rica em diversidade biológica de todo o planeta. Aparentemente, a riqueza dos trópicos é devido a diversos fatores como a grande área ocupada por eles (uma maior área garante a possibilidade de sobrevivência de um maior número de espécies), condições climáticas, perturbações históricas, estabilidade e heterogeneidade ambiental, produtividade e interações entre espécies e indivíduos (Gaston, 2000). 

Estima-se que dois terços de todas as espécies do mundo ocorram nos trópicos, em especial nas florestas úmidas. Estes ambientes ocupavam inicialmente cerca de 14 a 18 milhões km2, hoje têm apenas metade dessa área ainda conservada (Pimm & Raven, 2000). A importância da manutenção da biodiversidade tropical se revela na escolha de 15 desses ecossistemas para compor os 25 Hot Spots  do globo.

Alguns Hot Spots são mais ricos em espécies endêmicas do que outros. Impressionantemente os 5 Hot Spots considerados os principais em endemismo ocupam juntos apenas 0,4% da superfície do globo, mas neles se restringem 20% de todas as espécies de plantas e 16% dos vertebrados não peixes. Como era de se esperar, todos esses 5 importantes Hot Spots  são ecossistemas de florestas tropicais úmidas:  Andes Tropicais, Floresta Atlântica, Madagascar, Caribe e Sundland (Indonésia).

 

Dúvidas ou sugestões mail us
Dezembro 2000