Definição
Home ] Acima ] Histórico ] [ Definição ] Hot Spots Tropicais ] Diversidade/Tamanho ] Conservação - HSs ]

 

Para ser considerado um Hot Spot de biodiversidade um determinado ambiente precisa ter as seguintes características (Mittermeir et al, 1999):

Alto endemismo e diversidade de plantas
Como todas as demais formas de vidas dependem delas, as plantas são de grande importância na determinação de um Hot Spot.  De fato, o candidato a Hot Spot precisa conter pelo menos 0,5%, ou seja, 1 500 das 300.000 espécies de plantas do planeta, como endêmicas.

Vertebrados
Dados de diversidade e endemismo de vertebrados terrestres apenas complementam a determinação do Hot Spot. Informações sobre peixes são ainda menos consideradas, uma vez que se admite que se conhece muito pouco sobre essas espécies, não podendo ser o fator determinante na escolha do Hot Spot.

Invertebrados
Diversidade e endemismo de invertebrados também são considerados apenas informações complementares, admitindo-se que ao se conservar o ambiente, essas espécies serão indiretamente preservadas.

Grau de devastação
Para se tornar um Hot Spot, o ambiente precisa já ter sido intensamente devastado, com pelo menos 70% da vegetação nativa descaracterizada.

O fator endemismo de espécies é bastante importante na determinação dos Hot Spots, uma vez que admite-se que as espécies restritas à uma determinada área estão mais vulneráveis a extinção. Porém o fator endemismo vêm tornando-se menos representativo devido a falta de estimativas atuais e coerentes, e, mais importante, as estimativas são feitas, em geral, para um país como um todo ou para uma determinada região do país, e muitos dos Hot Spots  se estendem por mais de um país.

 

Problemas na definição

As características consideradas importantes na determinação de Hot Spots são eficientes para determinar áreas ricas em diversidade biológica, porém estão longe de ser o ideal de preservação efetiva da natureza. Ambientes marinhos e aquáticos ainda estão excluídos da análise, assim como ecossistemas como a floresta Amazônica, que também deveriam ser prioridades de conservação. Além disso, existe discussão a cerca do fato de uma área com alto endemismo ser realmente diversa. A convergência de grande diversidade e grande endemismo de espécies parece ocorrer em escalas globais, mas não ocorre necessariamente em escala regional (Reid, 1998). É possível que com o tempo a estratégia Hot Spot ganhe mais força e possa investir na conservação de um número cada vez maior de ambientes.

 
 

Dúvidas ou sugestões mail us
Dezembro 2000