Histórico
Home ] Acima ] [ Histórico ] Definição ] Hot Spots Tropicais ] Diversidade/Tamanho ] Conservação - HSs ]

 

Normam Myers foi o primeiro conservacionista a introduzir o termo Hot Spots no mundo científico. Em 1988, o pesquisador publicou um trabalho no qual afirmava que 13% de todas as espécies de plantas vasculares estavam restritas a apenas 0,2% da superfície terrestre, fazendo inferências sobre a importância da conservação dessas áreas.

As 10 localidades identificadas por Myers et al. (1988) eram compostas por florestas tropicais úmidas e foram batizadas de Hot Spots. No ano seguinte a Conservation International e a Mac Arthur Fundation admitiram a importância da conservação dessas áreas para a manutenção da biodiversidade global e investimentos foram feitos para preservar esses ambientes e determinar novos Hot Spots. 

Após mais de uma década de pesquisas e investimentos em conservação (a Mac Arthur Fundation investiu sozinha cerca de 150 milhões de dólares), este ano, Myers et al. (2000), publicaram mais uma atualização da lista de Hot Spots, definindo as 25 áreas do planeta prioritárias para a conservação da biodiversidade. 

É interessante notar que muitas das áreas consideradas por Myers et al. (2000) foram também apontadas como importantes para a manutenção da biodiversidade global por outros estudos, como Megadiversity Contries  (Mittermeir et al, 1997), Major Tropical Wildeness Areas (Mittermeir et al, 1998), Bird Life International  (Stattersfield et al, 1997), e Global 200 Ecoregions  (WWF, 1997).

 

Dúvidas ou sugestões mail us
Dezembro 2000