Educação em Saúde: Atividades
- Details
- Category: Geral
- Published on Sunday, 29 October 2017 14:00
- Written by Super User
- Hits: 4171
Tema: Matemática na Saúde, o caso da dengue e seus tantos números
Atividades:
1- Workshop em Escolas
Duração: 1h40
Turma: 30 a 40 pessoas por turma
Local: escolas interessadas e selecionadas
Apresentação e exposição sobre as pesquisas desenvolvidas pelo INCT em Dengue, envolvendo desenvolvimento e testes de fármacos e vacinas para a doença, pesquisa sobre o comportamento do vetor e sobre interação com do hospedeiro com o vírus. Atividades e exercícios didáticos sobre os números da doença e como são estimados, com foco na modelagem de doenças infecciosas para estimar o risco de epidemias.
2- Visitas Guiadas
Duração: 2h
Turmas: 10 a 15 pessoas por turma
Local: Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Apresentação e exposição sobre as pesquisas desenvolvidas pelo INCT em Dengue, envolvendo desenvolvimento e testes de fármacos e vacinas para a doença, pesquisa sobre o comportamento do vetor e sobre interação com do hospedeiro com o vírus. Visita guiada aos laboratórios em que as pesquisas são desenvolvidas.
Lançamento do programa:
Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, entre 23 a 29 de outubro de 2017
Inscrições:
Realizadas pelo Facebook do INCT em Dengue e pelo contato de email.
INCT em Dengue
Questionário Dengue (pré e pós) e Jogo Dengue
Objetivos:
1) Identificar níveis de informação dos alunos (10-13 anos e ensino médio) sobre a doença Dengue;
2) Observar o impacto deste recurso lúdico para uma melhor fixação e complementação de informações sobre a Dengue;
3) Identificar dados socioeconômicos e comportamentais destes grupos em relação à Dengue. Resultados: Análises preliminares indicam que meninas apresentam melhor desempenho no jogo no quesito informação.
Outros produtos desta experiência são:
1) Inclusão de formação em saúde coletiva em Código de Conduta que está sendo elaborado por uma das escolas participantes, objetivando discutir e formar hábitos menos individualistas, de preocupação com o bem-estar de terceiros e, demonstrando seu impacto para o bem-estar do próprio sujeito.
2) Exposição fotográfica itinerante denominada A Dengue na minha rua: Imagens que Educam., cujas fotos foram produzidas por crianças. Esta atividade possibilitou a análise das suas representações sobre a Dengue e a sensibilização da comunidade onde vivem.
3) Acervo fotográfico, fundamentado na Teoria Semiótica, cujas imagens produzidas indicaram pistas sobre as formas de pensamento e, consequentemente, mudança de conduta e construção de metodologias de comunicabilidade mais eficientes para o público pesquisado.
4) Blog escolar, cujos objetivo é efetivar a comunicabilidade inter e extra-escolar. Nestes casos as ações sobre Dengue na escola foram divulgadas objetivando sensibilizar e informar a comunidade escolar. Neste há acesso aos curtas produzidos pelos estudantes. O gerenciamento dos acessos revela um envolvimento da comunidade externa, incluindo ex-alunos no exterior, em especial USA.
5) Curtas-metragens “1 Minuto contra a Dengue” produzidos pelos estudantes de uma escola estadual em Belo Horizonte, fruto de colaboração entre Pibid-Pedagogia, Pibid-Artes e professora de artes de uma escola estadual de Belo Horizonte. O acompanhamento destes acessos (etapa do 1º semestre de 2013) identificará o potencial de comunicabilidade destes jovens em comunidades, no caso sobre a doença Dengue. Esta estratégia pedagógica objetiva transformar condutas nos sujeitos não apenas via conscientização/Informação sobre os malefícios e combate da doença, mas busca envolver estes na elaboração de soluções para o problema da Dengue. O exercício de produção de curtas abre infinitas possibilidades pedagógicas como desenvolvimento de espírito crítico, capacidade argumentativa, autoformação científica, porém, mais importante, este permite o desenvolvimento de sentimento de responsabilidade social e empoderando destes estudantes mediante situações reais da vida. Toda esta experiência foi registrada em vídeo e relatos para que façamos a análise de como o protagonismo juvenil se constrói numa proposta pedagógica mais ativa para a produção de conhecimento e, consequentemente, de mudanças de atitudes. Os curtas se encontram publicados no BLOG DA EDUCAÇÃO (Governo de Minas Gerais) e em nosso canal no Youtube (SOS DENGUE UFMG) e serão disponibilizados no site do Ministério da Saúde.
Instituições de Pesquisa
MINAS GERAIS
Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Federal de São João Del Rey
Centro de Pesquisa René Rachou/Fiocruz
Fundação Ezequiel Dias
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ
Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri - UFVJM
RIO DE JANEIROFundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ
Fundação Getúlio Vargas - FGV
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
SÃO PAULO
Universidade de São Paulo - Ribeirão PretoFaculdade de Odontologia de Bauru - USP - FOB-USP
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP
PERNAMBUCO
Universidade Federal de Pernambuco
Fundação Hemope
Fundação de Medicina Tropical - FMT-HDV
PARANÁ E SANTA CATARINA
Universidade Estadual de Londrina - UEL
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
CEARÁ E PERNAMBUCO
Universidade Federal do Ceará - UFC
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Financiamento
- Details
- Category: Geral
- Published on Thursday, 14 February 2013 05:12
- Written by Super User
- Hits: 2522
Pesquisadores
- Details
- Category: Geral
- Published on Saturday, 01 December 2012 20:56
- Written by Super User
- Hits: 3182
Adaliene Ferreira (UFMG)
Adla Betsaida Teixeira (UFMG)
Alessandra Saliba (UERJ)
Álvaro Eiras UFMG
Ana Cristina Leite (UFPE)
André Talvani (UFOP)
Antônio Totola (UFSJ)
Breno Silva (UFOP)
Carmen Lúcia Eiterer (UFMG)
Claudia Codeço (Fiocruz/RJ)
Cristiano X. Lima (UFMG)
Daniel Assis (UFMG)
Daniela Navarro (UFPE)
* Daniele Gloria Souza (UFMG)
Denise Cara (UFMG)
Fabiana Machado (UFMG)
Fernando Spiller (UFSC)
Fernão Braga (UFMG)
Flaviano Martins (UFMG)
Flávio Amaral (UFMG)
Flávio Coelho (FGV-RJ)
Francisca Maciel (UFMG)
Frederico Soriani (UFMG)
Geraldo Brandão (UFOP)
Gustavo Menezes (UFMG)
Gustavo Pompermaier Garlet (FOB/USP)
Jacques Nicoli (UFMG)
José Eduardo Pessanha (OSUBH)
Lêda Vieira (UFMG)
Lirlândia Sousa (UFMG)
Luciano Cavalcanti (Fortaleza)
Luís Carlos Afonso (UFOP)
Magda Clara Vieira da Costa Ribeiro (UFPR)
Maria Brochado (UFMG)
Maurício Nogueira (FMSJRP)
*Mauro Martins Teixeira (UFMG)
Milene Alvarenga (UFMG)
Oswaldo Gonçalves Cruz (Fiocruz-RJ)
Pierre Alexandre Bliman (FGV-RJ)
Rafael Adriano de Oliveira Severo (Fasisa-BH)
Remo Castro Russo (UFMG)
Ronaldo Thomasini (UFD)
Sandra Yasuyo Fukada Alves (FCFRP- USP)
Sérgio de Paula (UFV)
Silvânia Nascimento (UFMG)
Steyner de França Côrtes (UFMG)
Silvania Nascimento (UFMG)
Tatiane Miranda (FHEMIG)
Vanessa Pinho (UFMG)
Virgínia Soares Lemos (UFMG)
Waldiceu Verri (UEL)
Waleska Caiaffa (UFMG)