Educação em Saúde: Atividades

Tema: Matemática na Saúde, o caso da dengue e seus tantos números

 

Atividades:

1- Workshop em Escolas
Duração: 1h40
Turma: 30 a 40 pessoas por turma
Local: escolas interessadas e selecionadas
Apresentação e exposição sobre as pesquisas desenvolvidas pelo INCT em Dengue, envolvendo desenvolvimento e testes de fármacos e vacinas para a doença, pesquisa sobre o comportamento do vetor e sobre interação com do hospedeiro com o vírus. Atividades e exercícios didáticos sobre os números da doença e como são estimados, com foco na modelagem de doenças infecciosas para estimar o risco de epidemias.

 

2- Visitas Guiadas
Duração: 2h
Turmas: 10 a 15 pessoas por turma
Local: Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Apresentação e exposição sobre as pesquisas desenvolvidas pelo INCT em Dengue, envolvendo desenvolvimento e testes de fármacos e vacinas para a doença, pesquisa sobre o comportamento do vetor e sobre interação com do hospedeiro com o vírus. Visita guiada aos laboratórios em que as pesquisas são desenvolvidas.

 

Lançamento do programa:
Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, entre 23 a 29 de outubro de 2017

 

Inscrições:
Realizadas pelo Facebook do INCT em Dengue e pelo contato de email.

 

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INCT em Dengue

Questionário Dengue (pré e pós) e Jogo Dengue

 

 

Objetivos:

 

1) Identificar níveis de informação dos alunos (10-13 anos e ensino médio) sobre a doença Dengue;

 

2) Observar o impacto deste recurso lúdico para uma melhor fixação e complementação de informações sobre a Dengue;

 

3) Identificar dados socioeconômicos e comportamentais destes grupos em relação à Dengue. Resultados: Análises preliminares indicam que meninas apresentam melhor desempenho no jogo no quesito informação.

 

 

Outros produtos desta experiência são:

 

 

1) Inclusão de formação em saúde coletiva em Código de Conduta que está sendo elaborado por uma das escolas participantes, objetivando discutir e formar hábitos menos individualistas, de preocupação com o bem-estar de terceiros e, demonstrando seu impacto para o bem-estar do próprio sujeito.

 

2) Exposição fotográfica itinerante denominada A Dengue na minha rua: Imagens que Educam., cujas fotos foram produzidas por crianças. Esta atividade possibilitou a análise das suas representações sobre a Dengue e a sensibilização da comunidade onde vivem.

 

3) Acervo fotográfico, fundamentado na Teoria Semiótica, cujas imagens produzidas indicaram pistas sobre as formas de pensamento e, consequentemente, mudança de conduta e construção de metodologias de comunicabilidade mais eficientes para o público pesquisado.

 

4) Blog escolar, cujos objetivo é efetivar a comunicabilidade inter e extra-escolar. Nestes casos as ações sobre Dengue na escola foram divulgadas objetivando sensibilizar e informar a comunidade escolar. Neste há acesso aos curtas produzidos pelos estudantes. O gerenciamento dos acessos revela um envolvimento da comunidade externa, incluindo ex-alunos no exterior, em especial USA.

 

5) Curtas-metragens “1 Minuto contra a Dengue” produzidos pelos estudantes de uma escola estadual em Belo Horizonte, fruto de colaboração entre Pibid-Pedagogia, Pibid-Artes e professora de artes de uma escola estadual de Belo Horizonte. O acompanhamento destes acessos (etapa do 1º semestre de 2013) identificará o potencial de comunicabilidade destes jovens em comunidades, no caso sobre a doença Dengue. Esta estratégia pedagógica objetiva transformar condutas nos sujeitos não apenas via conscientização/Informação sobre os malefícios e combate da doença, mas busca envolver estes na elaboração de soluções para o problema da Dengue. O exercício de produção de curtas abre infinitas possibilidades pedagógicas como desenvolvimento de espírito crítico, capacidade argumentativa, autoformação científica, porém, mais importante, este permite o desenvolvimento de sentimento de responsabilidade social e empoderando destes estudantes mediante situações reais da vida. Toda esta experiência foi registrada em vídeo e relatos para que façamos a análise de como o protagonismo juvenil se constrói numa proposta pedagógica mais ativa para a produção de conhecimento e, consequentemente, de mudanças de atitudes. Os curtas se encontram publicados no BLOG DA EDUCAÇÃO (Governo de Minas Gerais) e em nosso canal no Youtube (SOS DENGUE UFMG) e serão disponibilizados no site do Ministério da Saúde.

 

 

Instituições de Pesquisa

MINAS GERAIS

 


Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de São João Del Rey

Centro de Pesquisa René Rachou/Fiocruz

Fundação Ezequiel Dias

Universidade Federal de Viçosa - UFV

Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri - UFVJM

  


RIO DE JANEIRO

Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ

Fundação Getúlio Vargas - FGV

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

 

 SÃO PAULO

 


Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto

Faculdade de Odontologia de Bauru - USP - FOB-USP

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP


PERNAMBUCO

 


Universidade Federal de Pernambuco

 


Fundação Hemope

 

 medicina tropical

Fundação de Medicina Tropical - FMT-HDV

 

PARANÁ E SANTA CATARINA

 Universidade Estadual de Londrina - UEL

 Universidade Federal do Paraná - UFPR

 Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

 

CEARÁ E PERNAMBUCO

 Universidade Federal do Ceará - UFC

 Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Financiamento

                       logo-original-fundo-claro capes

 

 

Pesquisadores

Adaliene Ferreira (UFMG)

Adla Betsaida Teixeira (UFMG)

Alessandra Saliba (UERJ)

Álvaro Eiras UFMG

Ana Cristina Leite (UFPE)

André Talvani (UFOP)

Antônio Totola (UFSJ)

Breno Silva (UFOP)

Carmen Lúcia Eiterer (UFMG)

Claudia Codeço (Fiocruz/RJ)

Cristiano X. Lima (UFMG)

Daniel Assis (UFMG)

Daniela Navarro (UFPE)

* Daniele Gloria Souza (UFMG)

Denise Cara (UFMG)

Fabiana Machado (UFMG)

Fernando Spiller (UFSC)

Fernão Braga (UFMG)

Flaviano Martins (UFMG)

Flávio Amaral (UFMG)

Flávio Coelho (FGV-RJ)

Francisca Maciel (UFMG)

Frederico Soriani (UFMG)

Geraldo Brandão (UFOP)

Gustavo Menezes (UFMG)

Gustavo Pompermaier Garlet (FOB/USP)

Jacques Nicoli (UFMG)

José Eduardo Pessanha (OSUBH)

Lêda Vieira (UFMG)

Lirlândia Sousa (UFMG)

Luciano Cavalcanti (Fortaleza)

Luís Carlos Afonso (UFOP)

Magda Clara Vieira da Costa Ribeiro (UFPR)

Maria Brochado (UFMG)

Maurício Nogueira (FMSJRP)

*Mauro Martins Teixeira (UFMG)

Milene Alvarenga (UFMG)

Oswaldo Gonçalves Cruz (Fiocruz-RJ)

Pierre Alexandre Bliman (FGV-RJ)

Rafael Adriano de Oliveira Severo (Fasisa-BH)

Remo Castro Russo (UFMG)

Ronaldo Thomasini (UFD)

Sandra Yasuyo Fukada Alves (FCFRP- USP)

Sérgio de Paula (UFV)

Silvânia Nascimento (UFMG)

Steyner de França Côrtes (UFMG)

Silvania Nascimento (UFMG)

Tatiane Miranda (FHEMIG)

Vanessa Pinho (UFMG)

Virgínia Soares Lemos (UFMG)

Waldiceu Verri (UEL)

Waleska Caiaffa (UFMG)

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