Educação em Saúde - Programa 2017-2019
Tema: Matemática na Saúde, o caso da dengue e seus tantos números
Introdução:
Muito temos ouvido sobre a dengue, seu mosquito vetor, e sobre outros vírus que esse mosquito pode transmitir como o Zika, a Chikungunya, vírus da Febre Amarela, e até outros com nomes complicados como o Mayaro e o Vírus do Oeste do Nilo. Entretanto, o que observamos é que muitas das informações que são passadas pela mídia contém números que pouco entendemos, como por exemplo: 85% dos focos do mosquitos estão dentro de casa, temos uma vacina com 60% de eficiência para dengue, declaramos epidemia de dengue devido ao número de casos, estima-se uma subnotificação de cerca de 80%, o ano apresentou aumento de 150% de casos em relação ao mesmo período do ano passado e por aí vai.
Um ponto importante, que nem todos sabem é que muitos estudos tem sido realizados no Brasil e em Belo Horizonte, e que muitos pesquisadores e especialistas estão bem aqui próximos de nós. Dessa forma, o INCT em Dengue abre mais uma vez suas portas para divulgar as pesquisas que tem sido desenvolvidas e, nesse ano especial, em que a matemática está em tudo, explicar qual o papel da matemática na saúde, e explicar a todos que números são esses e como são estimados.
Objetivo:
Realizar atividades de promoção de educação em saúde, com o tema “Matemática em Saúde”, utilizando a dengue como exemplo, com objetivo de popularizar a ciência e divulgar as pesquisas inovadores que tem sido desenvolvidas pelos pesquisadores do INCT em Dengue.