Educação em Dengue

 

Coordenadora: Profa. Dra. Adla Betsaida Martins

Lattes  

 

 

O grupo de pesquisa responsável pelas ações educativas em Dengue desenvolve projetos com o objetivo de elaborar e promover estratégias de mudança de condutas individuais e coletivas em saúde, focado no controle e combate à Dengue. Trabalha-se com a hipótese de que o controle e combate à Dengue dependem de mudanças de percepções sobre papéis de homens e mulheres nos ambientes domésticos e públicos, fenômeno ainda pouco enxergado pelas agências de saúde pública.

 

O mosquito transmissor da Dengue não se limita aos domicílios, ocupando ambientes ainda pouco ocupados por mulheres, por exemplo, a construção civil. Em ambientes como estes, o mosquito se prolifera, tendo em vista que os homens ainda são pouco ‘educados’ em nossa cultura a serem detalhistas com a limpeza.

 

Neste sentido, as ações do projeto tem focado a reeducação de comunidades escolares, vendo os jovens como sujeitos ainda mais maleáveis e, portanto, capazes de promover mudanças de comportamentos e valores em suas famílias e vizinhanças. O acesso a este público tem sido realizado em colaboração com o Projeto de extensão Pibid/Capes/ Faculdade de Educação UFMG que une esforços entre universidade (pesquisadores e graduandos) e escolas (corpo administrativo, docentes e alunos) aproximando aspectos práticos e teóricos durante a formação docente, transformando, simultaneamente a comunidade escolar com novas propostas pedagógicas. Outras parcerias ocorreram com prefeituras e secretarias de saúde e educação nas cidades de Sete Lagoas e Belo Horizonte.

 

No projeto INCT-Dengue – Ações Educativas, a metodologia adotada é de pesquisa-ação, ou seja, investigamos níveis de conhecimento dos sujeitos sobre a doença através de questionários e uso de recurso lúdico criado pelo grupo (Jogo da Dengue). Estes resultados têm sido analisados e orientados as estratégias de ensino que promovam a informação, mas também, gerem mudanças nos padrões de comportamentos dos sujeitos quanto à saúde coletiva, à responsabilidade social. Como evidenciado na literatura, jovens são eficientes multiplicadores de opiniões em suas comunidades, portanto, elementos provocadores de mudança comportamental e, porque não, nos esforços de controle e combate à Dengue.

 

Desde o ano de 2010 foram elaborados e testados os seguintes recursos educativos: Questionário Avaliativo em Dengue, Jogo da Dengue, Produção de Curtas-metragens – 1 Minuto Contra a Dengue’, Exposição itinerante A Dengue na minha rua – Imagens que Educam e criação de Acervo Fotográfico sobre o tema, Código de Conduta para a escola (aspectos de saúde coletiva) e criação de Blog Escolar (Informativo Dengue). Importante mencionar que todas as participações de estudantes foram autorizadas pelos pais, tendo projetos aprovados pelas escolas envolvidas. 

  

 

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