ORGANIZAÇÃO GENÔMICA DO MHC

O complexo do gene MHC contém um grande número de genes individuais e, embora o complexo como um todo realize funções semelhantes em espécies diferentes, a distribuição detalhada do MHC difere entre as espécies.


Na espécie humana o MHC está localizado no braço curto do cromossomo 6, enquanto que em camundongo localiza-se no cromossomo 17. A b2-microglobulina é codificada por um gene no cromossomo 15 no homem e por um gene localizado no cromossomo 2, em camundongo.

O MHC ocupa um grande segmento de DNA: cerca de 3.500 kb no homem e 2.000 kb no camundongo.

 MHC do camundongo: mapa genético da região do cromossoma 17 do camundongo mostrando os complexos genéticos H-2 e TLA. 

MHC humano: mapa genético da região do cromossoma 6 em ser humano mostrando o complexo genético HLA. As regiões B, C e A codificam as moléculas da classe I, a região D codifica as cadeias alfa e beta das proteínas da classe II, DP, DQ e DR. A região entre D e B codifica proteínas da classe III(complemento) incluindo a série de alelos de C4 e os genes para C2 e fator B (Bf).


H-2 HLA Função
K e D A e B Moléculas de reconhecimento da superfície celular,
que também podem ser identificadas pelas células T citotóxicas
I D Colaboração e interação entre as células do sistema imunológico


O gene H-2K de camundongo tem uma localização centromérica à região de classe II, porém os outros genes de classe I e os genes não polimórficos de classe IB são teloméricos à região de classe II. Surpreendentemente, a sub-região I-A, codifica as cadeias alfa e beta da molécula I-A e também a cadeia beta da molécula I-E altamente polimórfica. A sub-região I-E codifica somente a cadeia beta menos polimórfica da molécula I-E.

Genes individuais do MHC de classe I e II podem ter o mesmo tipo de organização intron-éxon. O primeiro éxon codifica a sequência sinal, e cada um dos aproximadamente 90 resíduos de aminoácidos extracelulares é codificado por um éxon separado. As regiões citoplasmáticas e transmenbrana são codificadas por vários exons pequenos.


Artigo relacionado:

Direct Link Between mhc Polymorphism,T cell avidity,and diversity in immune defense. Science. 29 Novembro (2002) VOL 298. O artigo comenta as relações entre a diversidade das moléculas do MHC e suas implicações no sistema imune.