MAPA DO MHC HUMANO

Muitas das proteínas envolvidas no processamento de antígenos e na apresentação de antígenos às células T são codificadas por genes localizados dentro do MHC.

Mapa do MHC humano. Este mapa é simplificado por excluir
genes que tem função desconhecida ou não tem função imunológica conhecida. HLA-E, HLA-F, HLA-G, HLA-J,
HLA-X são semelhantes à classe I; HLA-H não parece estar envolvido
no sistema imune. C4, C2, B, proteínas do complemento; DM, TAP, proteassomos,
proteínas envolvidas no processamento de antígeno; HLA, antígeno leucocitário humano; HSP, proteína de choque térmico;
LT, TNF, citocinas

Dentro do lócus de classe II estão genes que codificam diversas proteínas que exercem papéis essenciais no processamento de antígenos, como: TAP: transportador associado ao processamento do antígeno. É um heterodímero que transporta peptídeos do citosol para o retículo endoplasmático, onde os peptídeos podem se associar às moléculas de classe I recém-sintetizadas.

Subunidades do PROTEASSOMO : complexo relacionado com a degradação de proteínas citosólicas, tanto normais quanto de patógenos, gerando peptídeos que serão apresentados pelas moléculas de classe I HLA-DM: heterodímero não polimórfico codificado pelo par de genes HLA-DMA/HLA-DMB que está envolvido na ligação do peptídeo às moléculas de classe II.

No locus de classe III, estão os genes que codificam vários componentes do sistema do complemento (C4A, C4B, C2, B); citocinas estruturalmente relacionadas (linfotoxina-LT, linfotoxina b - LT b, fator de necrose tumoral-TNF)

Moléculas de classe IB: moléculas que são expressas em associação com a b2-microglobulina. Entre as moléculas de classe IB está:

HLA-G: pode desempenhar um papel no reconhecimento do antígeno pelas células NK

HLA-H: parece estar envolvida no metabolismo do ferro e não tem função conhecida no sistema imune

As funções da maioria dos genes similares à classe I e pseudogenes não são conhecidas. Uma delas pode ser que essas seqüências de DNA servem como um repositório de seqüências codificadoras a serem usadas para gerar sequências polimórficas nas moléculas do MHC de classe I e II pelo processo de conversão gênica. Além das moléculas do MHC classe I, existem outras proteínas associadas à b2-microglobulina que podem exercer importantes funções no sistema imune. Estas incluem o receptor Fc neonatal e as moléculas CD1, que podem estar envolvidas na apresentação de antígenos não peptídicos a populações incomuns de células T. Essas proteínas são homólogas às da cadeia a de classe I do MHC, mas são codificadas fora do MHC, em diferentes cromossomos.


Artigo relacionado:

Complete sequence and gene map of a human major histocompatibility complex.Nature VOL 401 28 Outubro (1999)Artigo completo sobre o mapa genômico do MHC.