CONVERSÃO GÊNICA


Processo em que uma parte da sequência de um gene é substituída por uma outra parte de um outro gene sem haver um evento de recombinação recíproca.

É um mecanismo mais eficiente para a variação genética sem perda de função do que a mutação de ponto, porque neste caso podem ser introduzidas várias mudanças de uma vez, e os aminoácidos necessários para a manutenção da estrutura protéica podem permanecer inalterados desde que aminoácidos idênticos aos daquela posição sejam codificados por ambos os genes envolvidos no evento da conversão.


O polimorfismo das moléculas de MHC foi gerado por meio de conversão gênica.Confira o Artigo:Evolution and ecology of MHC molecules:
from genomics to sexual selection.


Comparação entre conversão gênica e crossover.
 (a) 2 moléculas de DNA. (b) Conversão gênica - the red DNA donates part of its genetic information (e-e' region) to the blue DNA. 
 (c) DNA crossover - the two DNAs exchange part of their genetic information (f-f' and F-F').

 An origin of gene conversion.  
(a) Heteroduplexes formed by the resolution of Holliday structure or 
by other mechanisms.  (b) The blue DNA uses the invaded segment (e') 
as template to





Artigo relacionado:

Evolution and ecology of MHC molecules: from genomics to sexual selection. Trends in Ecology and Evolution. vol.13, no.8 Agosto (1998). Review interessante sobre a evolução das moléculas do MHC.

Chemical signals and parasite-mediated sexual selection. Trends in Ecology and Evolution ,vol13, No10, octo 1998. Uma revisão interessante sobre os mecanismos envolvidos na evolução molecular relacionados ao Mhc e a resistência a parasitas.