INCT em Dengue

Questionário Dengue (pré e pós) e Jogo Dengue

Objetivos:

1) Identificar níveis de informação dos alunos (10-13 anos e ensino médio) sobre a doença Dengue;

2) Observar o impacto deste recurso lúdico para uma melhor fixação e complementação de informações sobre a Dengue;

3) Identificar dados socioeconômicos e comportamentais destes grupos em relação à Dengue. Resultados: Análises preliminares indicam que meninas apresentam melhor desempenho no jogo no quesito informação.

Outros produtos desta experiência são:

1) Inclusão de formação em saúde coletiva em Código de Conduta que está sendo elaborado por uma das escolas participantes, objetivando discutir e formar hábitos menos individualistas, de preocupação com o bem-estar de terceiros e, demonstrando seu impacto para o bem-estar do próprio sujeito.

2) Exposição fotográfica itinerante denominada A Dengue na minha rua: Imagens que Educam., cujas fotos foram produzidas por crianças. Esta atividade possibilitou a análise das suas representações sobre a Dengue e a sensibilização da comunidade onde vivem.

3) Acervo fotográfico, fundamentado na Teoria Semiótica, cujas imagens produzidas indicaram pistas sobre as formas de pensamento e, consequentemente, mudança de conduta e construção de metodologias de comunicabilidade mais eficientes para o público pesquisado.

4) Blog escolar, cujos objetivo é efetivar a comunicabilidade inter e extra-escolar. Nestes casos as ações sobre Dengue na escola foram divulgadas objetivando sensibilizar e informar a comunidade escolar. Neste há acesso aos curtas produzidos pelos estudantes. O gerenciamento dos acessos revela um envolvimento da comunidade externa, incluindo ex-alunos no exterior, em especial USA.

5) Curtas-metragens “1 Minuto contra a Dengue” produzidos pelos estudantes de uma escola estadual em Belo Horizonte, fruto de colaboração entre Pibid-Pedagogia, Pibid-Artes e professora de artes de uma escola estadual de Belo Horizonte. O acompanhamento destes acessos (etapa do 1º semestre de 2013) identificará o potencial de comunicabilidade destes jovens em comunidades, no caso sobre a doença Dengue. Esta estratégia pedagógica objetiva transformar condutas nos sujeitos não apenas via conscientização/Informação sobre os malefícios e combate da doença, mas busca envolver estes na elaboração de soluções para o problema da Dengue. O exercício de produção de curtas abre infinitas possibilidades pedagógicas como desenvolvimento de espírito crítico, capacidade argumentativa, autoformação científica, porém, mais importante, este permite o desenvolvimento de sentimento de responsabilidade social e empoderando destes estudantes mediante situações reais da vida. Toda esta experiência foi registrada em vídeo e relatos para que façamos a análise de como o protagonismo juvenil se constrói numa proposta pedagógica mais ativa para a produção de conhecimento e, consequentemente, de mudanças de atitudes. Os curtas se encontram publicados no BLOG DA EDUCAÇÃO (Governo de Minas Gerais) e em nosso canal no Youtube (SOS DENGUE UFMG) e serão disponibilizados no site do Ministério da Saúde.

2012   Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue. Todos os Direitos Reservados