Capítulo 5:


Pedagogia, Avaliação Acadêmica e 
Revista de Psicofisiologia

 

        O sub-capítulo 5.1 trata de pesquisas, processos e análises acadêmicos e institucionais .

        O sub-capítulo 5.2 mostra uma  pesquisa de ensino, baseada nos objetivos pedagógicos taxionômicos, segundo orientação de Bloom e cerca de 50 psicopedagogos, e de um processo construtivista, com inspiração em Piaget, aplicada  na disciplina de Psicofisiologia. Procura-se mostrar ao aluno temas  de neurociência  para compartilhar uma  melhor qualidade de vida e fazer com que, como um participante ativo, venha a construir sua própria linguagem e desenvolver melhor na aprendizagem.
 

        Os sub-capítulos 5.3 (1997/1-2), 5.4 (1998/1-2), 5.5 (1999/1) e 5.6 (1999/2) mostram as melhores monografias publicadas na Revista de Psicofisiologia, construidas  em um trabalho de parceria do professor com um grupo de alunos. Os temas foram escolhidos no sentido de entender e orientar a diminuição do sofrimento humano ou compreender ou aumentar  o prazer na vida.

        O sub-capítulo 5.7 mostra os 5 passos de formação individual, para induzir a criatividade,  em Material didático para os cursos de Psicofisiologia e Fisiologia Médica.

(Contamos com a colaboração de S. Mingoti, PhD em estatística, e L.A.C. Marco e C.M. Antunes, Professores Titulares da UFMG e apoio de secretaria e de informática de V.L.V. Melo e D.S. Carvalho).


5.1) Pesquisas, processos e análises acadêmicos e institucionais 

1) PIMENTEL-SOUZA F., 1973. Roteiro de questões de neurofisiologia. Laboratório de Psicofisiologia, Departamento de Fisiologia e Biofísica, ICB-UFMG. (Roteiro elaborado para uso nas disciplinas, isoladas e integradas à Fisiologia nos cursos de Medicina (UFMG, Itajubá e Montes Claros) Psicologia (UFMG e Uberlândia), Fisioterapia, Terapia Ocupacionaol e outras da área biomédica, a partir de 1973 em grupos de discussão e solução de problemas, dando ênfase ao ensino formativo, centrado no aluno e em alguns tópicos mais relevantes e não enciclopédico).

2) PIMENTEL-SOUZA F., 1980. Algumas limitações para o desenvolvimento da pesquisa científica nas universidade federais no Brasil. "Ciência e Cultura", 32(8):1028-1031.

3) PIMENTEL-SOUZA F., 1984. Os clamores de uma geração na Universidade Federal. "Ciência e Cultura", 36(8):1384-1388.

4) PIMENTEL-SOUZA F., 1985. Os clamores de uma geração no país. "Ciência e Cultura", 37(2):269-275.

5) PIMENTEL-SOUZA F., L.A.C. MARCO, C.M. ANTUNES, V.L.V. MELO & D.S. CARVALHO, 1988. Relatório operacional de dados das atividades dos departamentos em 1987, com ênfase em recursos humanos e produtividade científica. ICB/UFMG, pp38.

6) PIMENTEL-SOUZA F., 1989. Dois decênios na meta modernizante de um instituto básico na universidade federal brasileira, com ênfase em recursos humanos e produtividade científica. Ciência e Cultura, 41(9):888-896.

7) PIMENTEL-SOUZA, F., 1998. Como se construiu um Centro de Fisiologia e Biofísica no ICB-UFMG. In Cosenza RM (editor), Trinta Anos do ICB - Estudo duma trajetória, Editora UFMG.
(Você encontra aqui na Internet o artigo na íntegra. Infelizmente, o editor do livro fez cortes em partes cruciais sem autorização do autor depois de acordado o texto final, nos capítulos:
-2.Pesquisa e Pós-graduação; a) Década de 90 e perspectivas: É uma importante discussão sobre política de Ciência e Tecnologia no país a partir do que se viu no departamento,
-a.b)3) Professores Visitantes,
-3) ENSINO; Década de 70: Reforma universitária: Trata-se de importante narrativa de experiências didáticas na UFMG, discussão sobre avaliação subjetiva de ensino por alunos, comprometando a confiabilidade do processo e aproveitado pelos inimigos das IFES para justificar a retirada de seu financiamento, levando a uma autonomia precária e privatização, invés de saneá-las, como fizemos em muitos aspectos na UFMG.
-3) ENSINO; Década de 80: A contra-reforma: Mostra a desorientação didática na UFMG e na governo federal da FHC.
-5) Administração universitária, de sociedades científicas e outras: É uma discussão dos caminhos e descaminhos das avaliações de docentes e institucionais, incipientes na USP e o rigor excessivo que tomou em algumas unidades da UFMG, pelo viés obcessivo de só considerar publicação indexada no ISI).
Índice:
1) Introdução: Pré-história do Departamento de Fisiologia e Biofísica
2) Pesquisa e pós-graduação em Fisiologia e Biofísica
  a)pesquisa: pré-história
     1) Década de 60: implantação
     2) Década de 70: institucionalização
     3) Década de 80: estabilização
     4) Década de 90: perspectivas
  b) Pós-graduação em Fisiologia e Biofísica
     1) Histórico
     2) Criação do Doutorado
     3) Professores Visitantes
     4) Interação: produção científica, qualificação docente, pós-graduação e financiamento
3) Ensino de graduação em Fisiologia e Biofísica
     1) Década de 60: Ensino não-diretivo
     2) Década de 70: Reforma universitária
     3) Década de 80: A contra-reforma
     4) Década de 90: Perspectivas atuais
4) Extensão em Fisiologia e Biofísica
5) Administrações universitária, de sociedades científicas e outras em Fisiologia e Biofísica
6) Conclusão da história do Departamento de Fisiologia e Biofísica
7) Referências bibliográficas sobre a história do Departamento de Fisiologia e Biofísica
8) Anexo sobre a história do Departamento de Fisiologia e Biofísica:
- Relação: a) dos professores e funcionários, que pertenceram ao quadro de 1968 a 1997, b) dos Chefes de Departamento, Coordenadores da PG e Secretárias-Chefe."

8) PIMENTEL-SOUZA, F., submetido. O construtivismo de Piaget à luz da neurofisiologia. Centro Educacional Jean Piaget, at. Prof. Lauro de Oliveira Lima.

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5.2) Desenvolvimento dum processo didático ativo em Psicofisiologia

Pesquisa de processo pedagógico baseada nos objetivos taxionômicos, de Bloom e cerca de 50 psicopedagogos, e inspirado no construtivismo, de Piaget, aplicado na disciplina de Psicofisiologia da UFMG Procura-se mostrar ao aluno como ser capaz de proporcionar melhor qualidade de vida e ser ativo no processo, elaborando, em parceria com o professor, trabalhos em neurociência e construindo sua própria linguagem.
( Contamos com a colaboração da PhD em estatística, Suely Mingoti e as estagiárias MRA Correa, P Barroso e CA Carvalho.)
* Resumo(Abstract)
* Introdução
* Sujeitos
* Procedimento
* Resultados
*Referências

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5.3) Revista de Psicofisiologia

Escopo: publicação das melhores pesquisas bibliográficas, em forma de monografias finais, da disciplina semestral de Psicofisiologia. Os temas são escolhidos dentre aqueles capazes de auxiliar a minorar o sofrimento ou aumentar o prazer na vida. A seleção é feita após várias etapas de discussão e correção, visando consolidar uma nova didática, mais ativa e motivadora.

Editor: Professor Dr. Fernando Pimentel de Souza

5.3) Revista de Psicofisiologia, volume 1, números 1 e 2, 1997.

Conteúdo
Estresse
O Estresse e as Doenças Psicossomáticas
(O texto completo também está disponvível no formato PDF)

Autores: Ana Paula Tolentino Cabral, Janice Fernandes Luna, Karla Nataly de Souza, Lilian de Melo Macedo, Maria Gorete Antonia Mendes, Paulo Alexandre Silveira Medeiros e Renata de Melo Gomes (Alunos do 3º período de graduação do Curso de Psicologia do segundo semestre de 1997). 

Em  parceria com  o Professor Orientador: 
Fernando Pimentel Souza, PhD, Titular

Sumário

1. INTRODUÇÃO
2. O CONCEITO DE ESTRESSE
2.1 Doença de adaptação
2.2. Relação com doenças digestivas
2.3. Relação com Câncer
2.4. Relação com o crescimento
2.5. Relação com o sono
2.6. O desgaste da vida
2.7. O hipotálamo e estado de estresse
2.7.1. Funções do sistema simpático e estresse
2.7.2. Sistema endócrino e estresse
2.7.3. A medula da supra-renal
2.7.4 O córtex da supra-renal
3. O TRABALHO E ESTRESSE
3.1. A influência da cultura
3.2. A cultura empresarial
3.3. A importância do lazer
4. CONTROLE DAS EMOÇÕES
4.1. O mecanismo da raiva e seu controle
4.2. A preocupação e seu controle
4.3. Como se realiza o controle emocional
5. BIBLIOGRAFIA
6. COMENTÁRIOS DO EDITOR

Dor
A Dor e o controle do sofrimento (I)
(O texto completo também está disponvível no formato PDF)

Autores: Ana Carolina Gusman, Giseli Dornelas da Costa, Juliana Câmara Bastos, Kênia de Souza Magalhães, Liliane Ribas Maia, Maria da Glória Mendes Pena, Pollyanna Franfes Xavier, Tatiana Peixoto Faria e Viviane Thom (Alunos do 3º período de graduação do Curso de Psicologia do segundo semestre de 1997). 

Em  parceria com  o Professor Orientador: 
Fernando Pimentel Souza, PhD, Titular

Sumário

1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITO DE DOR 
2.1. Aspectos somato-sensoriais e viscerais
2.2. Aspectos clínicos
2.3. Dor do membro fantasma
2.4. Dor do membro fantasma em paraplégicos
2.5. Causalgia
2.6. Nevralgia
2.7. Outros dados clínicos
3. TEORIA DO PORTÃO OU CONTROLE DA DOR
3.1. Mecanismos analgésicos endógenos
4. ACUPUNTURA
5. ASPECTOS COGNITIVOS E AFETIVOS DA DOR
6. ASPECTOS CULTURAIS DA DOR
7. HIPNOSE
8. CONCLUSÃO
9. BIBLIOGRAFIA
10. COMENTÁRIOS DO EDITOR

A Dor e o controle do sofrimento (II)
(O texto completo também está disponvível no formato PDF)

Autores: Cláudia Clarindo Oliveira, Cyntia Maugin, Élida Carolina Furtado de Oliveira, Fabiane Dantas Pacheco de Melo, Fernanda de Cássia de Almeida Silva, Fernanda Eliza de Jesus Dias, Gabriela Sales Parreira, Janaína de Almeida Sérvulo e Rosiane de Paula Santos (Alunos do 3º período de graduação do Curso de Psicologia do segundo semestre de 1997). 

Em  parceria com  o Professor Orientador: 
Fernando Pimentel Souza, PhD, Titular

Sumário

1. INTRODUÇÃO
2. NEUROFISIOLOGIA DA DOR
3. DIVERSOS TIPOS DE DOR
3.1. Dor aguda ou em pontada e lenta ou em queimação
3.2. Dor visceral direta e referida
4. A DOR NO TEMPO
4.1. A dor transitória
4.2. A dor crônica
4.3. A dor do membro fantasma
5. ANALGESIA E HIPERALGESIA
6. SISTEMAS AUTO-ANALGÉSICOS SUPRAMEDULARES
7. A TEORIA DO PORTÃO
7.1. A aplicação da teoria do portão
8. ANESTESIA EXÓGENA
9. CARACTERÍSTICAS SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS DA DOR
10. NEUROCIRURGIA E CONTROLE DA DOR
10.1.A acupuntura e sua ocidentalização
11. ASPECTOS COGNITIVOS, CULTURAIS E EMOCIONAIS DA DOR
12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
13. COMENTÁRIOS DO EDITOR

Loucura O controle das emoções e a loucura
(O texto completo também está disponvível no formato PDF)

Autores: Adalberto Afonso, Cíntia Reinas, Edson Roberto, Elcione Campos 
Ernâni Henrique, Hudson Andrade, Renata Viegas, Sílvia Santos e Valéria C. Resende (Alunos do 3º período de graduação de Psicofisiologia do Curso de Psicologia do segundo semestre de 1997). 

Em  parceria com  o Professor Orientador:
Fernando Pimentel Souza, PhD, Titular

Sumário

1) A LOUCURA EM QUESTÃO
1.1) Introdução e histórico
2) O CÉREBRO E O CONTROLE DAS EMOÇÕES
2.1) O papel do sistema límbico
2.2) Emoções e motivações
3) ESQUIZOFRENIA
3.1) Definição
3.2) Etiologia
3.3) Hipótese dopaminiérgica
3.4) Hipótese serotononinérgica
3.5) Modulação da esquizofrenia 
3.5.1) Modulação peptídica
3.5.2) Modulação opioide
3.5.3) Modulação de multimediadores no sistema mesolímbico
3.5.4) Cortex frontal
4) PSICOSE MANÍACO-DEPRESSIVA (Aminérgica)
4.1) História
4.2) Epidemiologia
4.3) Etiologia
4.4) Sinais e sintomas clínicos
4.5) Tratamento
5) ANSIEDADE (Serotonina e GABA)
5.1)Patologia e ansiedade
5.2) Distúrbio de ansiedade generalizda
5.3) Distúrbio de pânico
5.4) Agorafobia
5.5) Fobias simples
5.6) Distúrbio obsessivo-compulsivo
5.7) Estresse pós-traumático
5.8) Estresse
5.9) Algumas considerações sobre a serotonina
6) DOENÇAS ORGÂNICAS QUE GERAM DISTÚRBIOS MENTAIS
7) CONCLUSÃO
8) REFERÊNCIAS
9) COMENTÁRIOS DO EDITOR
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5.4) Revista de Psicofisiologia, volume 2, números 1 e 2, 1998.

Conteúdo






 

Ontogenia: do nascimento à velhice

Autores: Cândida Gomide Paixão, Débora Moreira De Souza, Flávia Avelar Henrique, Kelly Rejane Soares, Marcial Muzzi, Maria Cecília Santos Limoeiro, Maria Madalena Dias, Patrícia Rangel Ianelli e Thaís Capúcio De Resende  (Alunos do 3º período de graduação de Psicofisiologia do Curso de Psicologia do segundo semestre de 1994). 

Em  parceria com  o Professor Orientador:
Fernando Pimentel Souza, PhD, Titular

Sumário

 
1) INTRODUÇÃO 
1.1) Infância, alguns aspectos e considerações históricas 
1.2) Da fecundação à morte o homem é um ser dinâmico
1.3) A hereditariedade, como transmissor de caracteres fisiológicos e psíquicos 
2) A INFÂNCIA 
2.1) O desenvolvimento é contínuo
2.2) Desenvolvimento motor
2.3) Desenvolvimento segundo Jean Piaget
3) A ADOLESCÊNCIA 
4) O ADULTO 
5) O CLIMATÉRIO MASCULINO E FEMININO 
6) A VELHICE 
6.1) Envelhecimento morfofisiológico e bioquímico
6.2) Envelhecimento normal
6.3) Biologia e envelhecimento
6.4) Envelhecimento físico de órgãos e sistemas
6.5) Doença de Alzheimer
6.6) Tratamento atual da doença de Alzheimer
6.7) Epidemiologia do Mal de Alzheimer
6.8) Expectativa de vida
7) Agradecimentos e dedicatória 
8) Referências bibliográficas 
9) Comentários do Editor

Reações autonômicas e hormonais das perturbações psicossomáticas

Autores: Achilles G. Coelho Júnior, Jander Santos Pedroso, Juliana Lage Affonso, Márcia Jacinto Coimbra, Márcia Magrille de Cerqueira, Mirelle França Michalick, Simone de Oliveira Borges, Tatiana Cury Pollo e Vanessa Helena Fernandes de Oliveira (Alunos do 3º período de graduação de Psicofisiologia do Curso de Psicologia do primeiro semestre de 1997). 

Em  parceria com  o Professor Orientador:
Fernando Pimentel Souza, PhD, Titular

Sumário

 
1) INTRODUÇÃO
2) HISTÓRIA E CONCEITOS ATUAIS DAS PERTURBAÇÕES PSICOSSOMÁTICAS
3) EXPLICAÇÕES PARA AS PERTURBAÇÕES PSICOSSOMÁTICAS
4) FATORES SOCIAIS
5) OBJETIVO DO ESTUDO
5.1) As bases fisiológicas das doenças psicossomáticas
5.2) Síndrome de Adaptação Geral
6) DISTÚRBIOS PSICOSSOMÁTICOS
6.1) Distúrbios psicossexuais
6.2) Perturbações cardiovasculares e respiratórias
6.3) Perturbações endócrinas
6.4) Doenças reumáticas
6.5) Doenças inflamatórias da pele e dos olhos
6.6) Depressão
6.7) Turbeculose
6.8) Perturbações imunológicas
6.9) Doenças mentais e nervosas
6.10) Doenças digestivas
6.11) Doenças metabólicas
6.12) Câncer
6.13) Anorexia nervosa
7) A AÇÃO DO FUMO E DA NICOTINA NO ORGANISMO
8) REFLEXÕES FINAIS
8.1) Decálogo do anti-estresse
9) Referências bibliográficas
10) Comentários do Editor

Ontogenia Panorama do sono e dos sonhos

Autores: Carmem Célia Lima Mendes, Edelene Viana da Fonseca, Fernanda Rodrigues Pontes, Patrícia da Silva Moura, Roberta Dornelas de Andrade, Rogério Simões, Roseli Parreiras Alves, Ruth Mendes Guimarães (Alunos do 3º período de graduação de Psicofisiologia do Curso de Psicologia do segundo semestre de 1996). 

Em  parceria com  o Professor Orientador:
Fernando Pimentel Souza, PhD, Titular

Sumário

 
1) INTRODUÇÃO
2) AS FASES E A ESTRUTURAÇÃO DO SONO
3) A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS
4) A BASE BIOQUÍMICA DO SONO E DO SONHO
4.1) Sistema límbico e aluncinações
4.2) Integração cerebral e prováveis funções dos sonhos
5) CRONOBIOLOGIA: RITMOS BIOLÓGICOS
5.1) Ação integradora dos núcleos supraquiasmáticos e influência no organismo
6) O SONO DO RECÉM-NASCIDO
7) A VARIAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DO SONO DA INFÂNCIA À VELHICE
8) ALGUNS DISTÚRBIOS DO SONO DA INFÂNCIA À VELHICE
8.1) Dissônias: insônia, hipersônia e relógio biológico

8.2) Parassônias: sonilóquio, pesadelo, terror noturno e sonambulismo
9) SONO E EPILEPSIA
10) SONOTERAPIA E USO DE  HIPNÓTICOS
10.1) Privação de sono e alteração de horários de sono

10.2) Tratamentos comportamentais
11) PANORAMA ATUAL
12) BIBLIOGRAFIA
13) COMENTÁRIOS DO EDITOR

 
flor.gif (15112 bytes) Sobrevôo: da ontogênese,passando pela infância e se detendo na velhice

Autores: Ana Carolina França Malta, Aryane de Carvalho, Denise Batista dos Santos, Flávia Regina Barbosa, Júnia Linardi Távora e Rafael Ribeiro de Oliveira (Alunos do 3º período de graduação de Psicofisiologia do Curso de Psicologia do segundo semestre de 1996). 

Em  parceria com  o Professor Orientador:
Fernando Pimentel Souza, PhD, Titular

Sumário

1) INTRODUÇÃO
1.1) Com o cérebro se configura
2) GÊNESE E AMADURECIMENTO DO SISTEMA NERVOSO E DOS COMPORTAMENTOS
2.1) Como o cérebro se desenvolve da fase embrinãria à infância

2.2) Como se abrem as janelas da aprendizagem
2.3) O desenvolvimento da cognição segundo Piaget
2.4) Influência social
3) REFLEXÕES SOBRE O ENVELHECIMENTO
3.1) Envelhecimento atual

3.2) Hãbitos para um envelhecimento saudável
3.3) Processos patológicos do envelhecimento
3.4) Doença de Parkinson
3.5) Doença de Alzheimer
3.6) Envelhecimento por intoxicação
3.7) Perspectivas atuais e futuras da velhice
4) REFERÊNCIAS
5) AGRADECIMENTO
6) COMENTÁRIOS DO EDITOR

5.5) Revista de Psicofisiologia, volume 3, número 1, 1999.

Conteúdo

O estresse forte e o desgaste geral
Autores: Aline Moreira Braga, Celina da Piedade Camilo Andrade,Elisa Patta Nunes,  Flávia de Castro Silva, Kenia Alves, Leonora Martins, Monick Melo Rocha Duarte, Paulo Mariano D. Campos, Simone Xavier da Costa e Violeta Vaz Penna (Alunos do 3º período de graduação do Curso de Psicologia do primeiro  semestre de 1997). 
Em parceria com o Professor-orientador:
Fernando Pimentel Souza, PhD, Titular
Sumário

1) INTRODUÇÃO: QUALIDADE DE VIDA HOJE 

2) CONCEITUAÇÃO E HISTÓRIA DAS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

3) A FISIOLOGIA DO ESTRESSE 
3.1. As reações fisiológicas ao estresse
3.2. As fases fisiológicas do estresse
3.3. Outras características do estresse
3.4. Causas do estresse
3.5. Anatomia do estresse forte
3.6. Sintomas fisiológicos e comportamentais do estresse

4) A CULTURA DO ESTRESSE
4.1. Do homem primitivo até nossos dias, o estresse cresce
4.2. O desgaste profissional e a cultura do estresse
4.3. Oito mandamentos do viciado em trabalho

5) ALGUNS ALVOS DO ESTRESSE
5.1. Depressão
5.2. Os sintomas de depressão
5.3. A fadiga como depressão mascarada
5.4. Câncer
5.5. Úlceras gastroduodenais
5.6. Impotência sexual

6) COMO A NICOTINA DO CIGARRO MINA A SAÚDE

7) CONCLUSÃO: evitando os malefícios e encontrando o caminho do bem-estar na vida moderna

8) BIBLIOGRAFIA

9) COMENTÁRIOS DO EDITOR

O SONO,
destacando o sonho,
o ritmo biológico e a  insônia
Autores: Ana Letícia Martins Ballalai, Cláudia Luciana de Oliveira Motta, Elis Regina Martins Souza, Janaína Marques da Silva, Luciana Vieira de Lima, Patrícia Catta Preta Guatimusin  e  Regina Coeli Alves Pinto Bastos (Alunos do 3º período de graduação do Curso de Psicologia do segundo  semestre de 1996).
o0o
Com a parceria do Professor-orientador:
Prof. Fernando Pimentel Souza, PhD
S U M Á R I O
1) INTRODUÇÃO
        1.1) Monitoração eletrofisiológica
        1.2) Variáveis viscerais
2) SONO E VIGÍLIA
         2.1) Ritmos circadianos 
         2.2) Ritmos circadianos e o desempenho humano
3) TRANSTORNOS DO SONO
         1) Dissonias 
                1.1) Transtorno intrínsico do sono 
                1.2) Transtorno extrínsico do sono 
          2) Parassonias (apneia, movimento periódico dos membros, pernas inquietas, narcolepsia, hipersonia 
                    idiopática, MOR comportamental, sonambulismo, terror noturno, bruxismo, pesadelo, sonilóquio, 
                    enurese e epilepsia) 
           3) Transtornos do sono clínicos/psiquiátricos 
           4) Outros transtornos do sono 
4) CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A INSÔNIA
          4.1) Classificação comum 
          4.2) Duração 
          4.3) Causas 
          4.4) Conseqüências 
          4.5) Tratamento 
5) SONHOS
          5.1) Aspectos gerais 
          5.2) Aspectos fisiológicos 
          5.3) Função do sonho 
          5.4) Sonhos criativos: como planejar, sonhadores da antigüidade e de hoje, sonhos criativos, 
             dos Índios norte-americanos, dos Senoi,  lúcidos e de Iogues.
          5.5) como desenvolver o controle dos sonhos 
6) O SONO NO RECÉM-NASCIDO E NO LACTENTE
          6.1) Estágios do sono 
7) O SONO NA IDADE AVANÇADA
          7.1) Modificação da arquitetura do sono 
          7.2) Os distúrbios do sono nos idosos 
                  - Problemas médicos com distúrbios de sono secundários 
                  - Distúrbios primários do sono 
                  - Problemas farmacológicos 
                  - Problemas psicológicos e sociais 
                  - Aspectos importantes na prescrição de hipnóticos para pacientes idosos 
8)  CONCLUSÃO
9)  BIBLIOGRAFIA
10) COMENTÁRIOS DO EDITOR

5.5) Revista de Psicofisiologia, volume 3, número 2, 1999.

Conteúdo

ESTRESSE, aspectos sociais e biopsicológicos
Autores: Christiane Catherine de Paula, Cristiane Braga Oliveira, Dinazilda Cunha de Oliveira, Maria Imaculada Magalhães Cunha, Marlene Batista da Cunha, Meire Regina Figueiredo, Silvia Raquel de Oliveira, Sueli Rodrigues Burgarelli e Vanilza Aparecida de Oliveira (Alunos do 3º período de graduação do Curso de Psicologia do segundo  semestre de 1999).
o0o 
Em parceria com o Professor-Orientador
Fernando Pimentel Souza, PhD, Titular

Sumário

1) Considerações sobre o estresse

2) REAÇÕES BIOLÓGICAS
      2.1) A escalada do estresse e as doenças de adaptação
      2.2) A dupla origem do medo ou da raiva: fisiológica e social
      2.3) Interações psicossomáticas e vice-versa na vida
      2.4) Soluções de conflitos no cotidiano
      1) A secreção de hormônio é inevitável, sem obedecer ao 
          racional
      2) Uma completa inatividade não combate o estresse, é 
           precisotomar a iniciativa
      3) Como enfrentar o estresse e a importância da diversão
      4) Como dormir bem

3) AS EMOÇÕES E O EQUILÍBRIO PSICOLÓGICO
      3.1) A Ira e seu gatilho
      3.2) O funil: preocupação, ansiedade, fobias, insônia etc
      3.3) Melancolia, estresse e velhice  versus adaptação à vida

4) REAÇÕES SOCIAL E PSICOLÓGICA AO ESTRESSE
      4.1) Estresse e qualidade de vida
      4.2) A influência da cultura nas respostas psicossomáticas
      4.3) As relações empresa-pessoa

5) BIBLIOGRAFIA

6) COMENTÁRIOS DO EDITOR