REFERÊNCIAS

1.Piaget J, 1969a. Psychologie et Pedagogie. Paris, Denoel.

2.Flavell JH, 1975. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo, Pioneira.

3.Zeki, S, 1993. A vision of the brain. Blackwell, London.

4.Luria AR, 1981. Zonas sensitivas-motoras e pré-motoras e a organização do movimento. In: Introdução a Neuropsicologia. EDUSP, São Paulo, (VI):145-160.

5.Luria Ar, 1987. Pensamento e Linguagem. Porto Alegre, Artes Médicas.

6.Ghez C, 1985. Voluntary Movement. In Kandel-Schwartz (ed), Principles of neural science. Amsterdam, Elsevier, (38):487-501.

7.Maturana H y Varela F, 1984. El arbol del conocimiento, Las bases biologicas del entendimento humano. Santiago, OEA.

8.Graeff F e Brandão (eds), 1993. Neurobiologia das doenças mentais. São Paulo, Lemos.

9.Bloom FE, Lazerson A and Hofstader L, 1985. Brain, Mind and Behavior. N. York, WH Freeman.

10. Tomlinson-Keasy C and Eisert DC, 1981. From "Structure d'Ensemble" to separate organizations for cognitive and affective development. In Meacham and Santilli (ed.) Social development in youth. Karger, Basel, 1-19.

11.Pimentel-Souza F., 1981. A edificação do cérebro e a aprendizagem. Revista da Associação Médica de Minas Gerais, 32(1/4):5.

12.Bochenski F, 1962. A filosofia contemporânea ocidental. São Paulo, Herder.

13.Piaget J, 1969b. Sabedoria e Ilusões da Filosofia. São Paulo, Difusão Européia do Livro.

14.Gregory RL, 1979. Olho e cérebro, psicologia da visão. Rio de Janeiro, Zahar.

15.Santos TAM e Vaz NM, 1981. A universidade como prática pedagógica (algumas reflexões). Ciência e Cultura, 33(10):1330-1332.

16.Frota-Pessoa O, 1985. Como ensinar na era da contestação. Ciência e Cultura, 37(7): 1125-1137.

17.Ivanissevich A; Ferreira F; Muniz; Carvalho R e Costa VR, 1988. Documento: A Universidade em busca de si mesma. Ciência Hoje, 8(45):58-67.

18.Pimentel-Souza F, 1989. Dois decênios de um instituto básico numa universidade federal brasileira, com ênfase em recursos humanos e produtividade científica. Ciência e Cultura, 41(9):888-896.

19.Moreira ESA, Caixeta FN, Carvalho HC e Beirão, 1991. Ciclo básico em questão. Ciência Hoje, 13(78): 18-20.

20.Hegenberg L, 1969. Explicações científicas. Herder-Edusp, São Paulo, pp308.

21.Guattari F, 1990. As três ecologias. Campinas, Papirus, e São Paulo, Editora Nacional.

22.Bloom BS; Engelhart MD; Furst EJ; Hill WH e Krathwohl DR, 1973. Taxonomia de objetivos educacionais, 1) domínio cognitivo. Porto Alegre, Globo, Porto Alegre.

23.Macedo L,1982. Método clínico de Piaget e avaliação escolar. Revista de Psicopedagogia, II(23):10-15.

24.Ferreiro E, 1986. Psicogênese e Educação. Coletânea AMAE, p 1-5.

25.Lafourcade PD, 1969. Evaluacion de los aprendizajes. Buenos Aires.

26.Bloom BS; Krathwohl DR e Masia, 1973. Taxonomia de objetivos educacionais, 2) domínio afetivo. Porto alegre, Globo.

27.Goode WJ e Hatt PK, 1973. Métodos de pesquisa social. Rio de Janeiro, Nacional.

28.MINITAB, 1985. Minitab reference manual. Florence, Wadsworth.