O Código Genético

A determinação da seqüência de aminoácidos da insulina por Frederick Sanger, em 1953, foi um marco na bioquímica porque mostrou pela primeira vez que uma proteína tem uma seqüência de aminoácidos precisamente definida. Isto estimulou outros cientistas a fazerem estudos de seqüência de uma ampla variedade de proteínas. Hoje, mais de 2.000 de proteínas já foram sequenciadas.

Uma série de estudos marcantes revelou que as seqüências de aminoácidos das proteínas são geneticamente determinadas. A seqüencia de nucleotídeos no DNA especifica uma seqüência complementar de nucleotídeos no RNA que, por sua vez, especifica a seqüência de aminoácidos de uma proteína. Cada um dos 20 aminoácidos é codificado por uma ou mais seqüências específicas de três nucleotídeos.

Verifique aqui a tabela do código genético dos aminoácidos.

A seqüência de aminoácidos é o elo entre a mensagem genética no DNA e a estrutura tridimensional que executa a função biológica de uma proteína. A seqüência de uma proteína revela muito de sua história evolutiva. As proteínas só se assemelham umas às outras, em seqüência de aminoácidos, se tiverem um ancestral comum. Conseqüentemente, a paleontologia molecular é uma área florescente de pesquisa.

Importância da sequência de aminoácidos:

  • o conhecimento da sequência de uma proteína é muito útil para a elucidação de seu mecanismo de ação.

  • a análise da sequência e estrutura de proteínas está revelando as regras que comandam o enovelamento das cadeias polipeptídicas.

  • a determinação da sequência faz parte da patologia molecular. Alterações na sequência dos aminoácidos podem produzir funções anormais e doenças.

  • a sequência de uma proteína revela muito sobre sua história evolutiva.

  • Clique aqui para voltar a página inicial