Eucariotos
Home Acima Procariotos Eucariotos

 

Diferentemente dos procariontes que sintetizam RNA com um único tipo de RNA polimerase, os eucariontes possuem três tipos desta enzima que diferem em especificidade de molde, localização e susceptibilidade a inibidores. 

Quadro 2 - RNAs polimerases de eucariontes

Tipo  Localização Transcritos celulares Efeito da a-amanitina
I Nucléolo RRNA 18S, 5,8S e 28S Insensível
II Nucleoplasma Precursores de mRNA e snRNA Fortemente inibida
III Nucleoplasma tRNA e rRNA 5S Inibida por altas concentrações

Todos os três tipos de RNA polimerases acima citados agem do mesmo modo que a RNA polimerase dos procariontes. Elas catalizam o ataque nucleofílico da extremidade 3’ OH da cadeia nascente de RNA ao fósforo a do ribonucleosídeo trifosfato que chega, não necessitam de primer, sintetizam no sentido 5’ ® 3’ segundo as intruções de um filamento molde de DNA e também não possuem atividade nuclease, ou seja, não corrigem erros no RNA nascente.

A RNA tipo II eucariótica possui três características conservadas evolutivamente:

Contém de oito a doze subunidades;
Possui duas subunidades grandes (RPB1 e RPB2: homólogas a b e b’ da enzima procariótica);
Compartilha três subunidades (RPB5, 6 e 8) com os outros tipos de RNA polimerase de eucariotos (I e III).

O domínio carboxi-terminal (DCI) da subunidade RPB1 contém múltiplas repetições da seqüência de consenso YSPTSPS. Esses domínios são regulados por fosforilação e participam no reconhecimento de sinais de ativação. Leveduras com RNA polimerase II mutante (menos de 10 seqüências DCI) não são viáveis.

A toxina a-amanitina do cogumelo Amanita phalloides, também chamado de cálice da morte ou de anjo-destruidor, liga-se fortemente à RNA polimerase II e impede a formação de mRNAs. Essa toxina é um octapeptídeo cíclico com vários aminoácidos incomuns que impede a fase de alongamento da transcrição, podendo até mesmo causar a morte de indivíduos que ingiram o cogumelo venenoso. 

Abaixo você pode ver a estrutura da RNA polimerase II de levedura (S. cerevisiae). Clicando e arrastando o mouse dentro da figura você pode girá-la. Com o botão direito você pode alterar as configurações de acordo com o que preferir.

Se você não vê a molécula, clique aqui para fazer o download do software de visualização (Chime - 2Mb)

 

Voltar Home Acima

Clique aqui para voltar para o Prodabi 3.
Dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um mail para os autores.


Veja as estatísticas de acesso a este site.