Revista de Psicofisiologia, 2(1), 1998

Ontogenia: do nascimento à velhice

3) A ADOLESCÊNCIA

A adolescência é o período entre a infância e a idade adulta, caracterizada por alterações no desenvolvimento biológico, psicológico e social. Biologicamente o início é sinalizado pela aceleração rápida do crescimento do esqueleto e pelo início do desenvolvimento sexual; psicologicamente, o início da adolescência é sinalizado por uma aceleração do crescimento cognitivo e da formação de personalidade; socialmente, este é um período de preparação intensificada para o futuro papel de um jovem adulto. O início e a duração da adolescência são variáveis.

É útil fazer a distinção entre puberdade, que é um processo físico de mudança, caracterizado pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias, e a adolescência, que é um processo de mudanças psicológicas. Sob circunstâncias ideais, os processos são sincronizados.

O final da adolescência ocorre quando o adolescente recebe plenas prerrogativas de adulto.

A adolescência geralmente é dividida em três períodos:

1- Pré-adolescência ( 11 aos 14 anos ).

O marco principal da pré-adolescência é o aparecimento da puberdade. As mudanças biológicas da puberdade são iniciadas e controladas por interações complexas de sistemas gonadal e adrenal e pelo eixo hipotalâmico-hipofisário. A atividade dos hormônios produz as manifestações clínicas da puberdade, tradicionalmente categorizadas como características sexuais primárias e secundárias. As características primárias são aquelas diretamente envolvidas no coito e na reprodução. Órgãos reprodutor e genitália externa. As características secundárias incluem o desenvolvimento dos seios, alargamento nos quadris nas mulheres, e crescimento de pêlos faciais e mudança no tom de voz, nos homens.

Em ambos os sexos, a maior parte dos níveis hormonais adultos é atingida em torno dos 16 anos, mas as garotas começam a puberdade, em média, aos 11 anos, e os meninos aos 13 anos.

Os aumentos característicos de peso e altura também ocorrem mais cedo nas meninas do que nos meninos de modo que aos 12 anos, as meninas são mais altas e pesadas que nos meninos.

As grandes transformações orgânicas impõem dificuldades de ajustes mentais correspondentes, daí uma fase de grande retraimento.

2- Adolescência intermediária ( 14 aos 17 anos )

Dois importantes eventos biológicos ocorrem, durante este período de transição entre o início e final da adolescência:

  1. os meninos finalmente alcançam e ultrapassam a altura e peso das meninas;

  2. a menarca (início da menstruação) já ocorreu na maioria das meninas. Conseqüentemente, os temas de sexualidade, imagem corporal, gravidez, papéis estereotipados para homens e mulheres, popularidade e identidade estão entre as múltiplas preocupações, freqüentemente opressivas aos adolescentes, durante este estágio.

3- Adolescência tardia (17 aos 20 anos)

Este período dura por cerca de três a quatro anos e termina quando os relacionamento do adulto jovem são estabelecidos. É uma fase de fortes sentimentos e emoções, com intensos relacionamentos de oposição. Duas importantes tarefas durante este período são:

  1. transformar-se, de uma pessoa dependente, em uma pessoa independente e

  2. estabelecer uma identidade.

Ambas as tarefas são assumidas durante a adolescência, mas estendem-se até a idade adulta e devem ser retrabalhadas ao largo de todo o ciclo vital.