Determinação do Sexo em Aves

 

Determinar o sexo em aves é muito difícil, pois os filhotes raramente mostram uma morfologia ligada ao sexo, e estima-se que quando adultos, machos e fêmeas parecem idênticos em mais de 50% das aves do mundo. Isto se torna um problema para estudos evolucionários e para a criação assistida das aves.

Griffiths, da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, desenvolveu um teste de DNA que ajudará neste problema. Este teste consiste na identificação, em um indivíduo, de dois genes chamados CHD (cromo-helicase ligadora de DNA) conservados que estão localizados nos cromossomos sexuais de todas as aves (com a exceção para os ratitos). O gene CHD-W está presente no cromossomo W, único para fêmeas (ZW), e o gene CHD-Z é encontrado no cromossomo Z, que ocorre nos dois sexos (macho é ZZ). 

Este é um teste simples, no qual o gene retirado de qualquer célula nucleada do indivíduo pode ser identificado. Após sua amplificação pela técnica do PCR (cadeia de reação da polimerase), com primers específicos desenvolvidos pelo pesquisador, ele é passado em um gel de eletroforese. Neste gel, as fêmeas apresentarão 2 bandas, correspondentes ao dois genes: CHD-W e CHD-Z, enquanto os machos apresentarão apenas a banda correspondente ao gene CHD-Z. Desta forma, a identificação do sexo das aves pode ser feita de forma simples, rápida e segura com a utilização deste teste.

 

Voltar