As Aves

 

As aves compreendem o grupo de vertebrados mais facilmente reconhecível, dadas as suas características diagnósticas e ao período de atividade, predominantemente diurno. São os únicos vertebrados que apresentam penas que revestem e isolam o corpo, o que facilita regular a temperatura e auxilia no vôo. São tetrápodas, com o par anterior transformado em asas; o posterior adaptado para empoleirar, andar ou nadar. A capacidade de voar permite às aves ocupar alguns habitats impossíveis para outros animais. A temperatura do corpo é regulada internamente (endotérmicos). O tamanho varia desde cerca de 5,0 cm e 3,0 gramas nos pequenos beija-flores até o avestruz, com 2,1 m de altura e cerca de 130 kg.

As aves são muito utilizadas como indicadores biológicos e o maior conhecimento delas pode subsidiar programas de conservação e manejo de ecossistemas (Silva, 1998). Por exemplo, espécies típicas de florestas são sensíveis ao desmatamento e apresentam declínios populacionais ou mesmo extinções locais após alterações do hábitat (Willis e Oniki, 1992; Silva 1998). A caça predatória ou de subsistência, mesmo ilegal, continua a ser praticada em muitas regiões do país


A coloração e o canto de algumas espécies chamam a atenção dos olhos e ouvidos humanos e muitas delas sao utilizadas como animais de estimação ou contribuem na alimentação humana.

Registo mais antigo

Ocorrência em Minas Gerais

Biodiversidade das aves

Determinação do sexo em aves

Referências Bibliográficas