A Evolução da Diversidade das Aves

 

Atualmente é aceito que os pássaros evoluíram de e são reconhecidos como membros dos dinossauros therapoda, e que os membros da classe aves apareceram a 150 milhões de anos atrás. O primeiro membro fóssil, descoberto no jurássico tardio é o conhecido Archaeopteryx, representado por 7 esqueletos. Subseqüentemente ao Archaeopteryx, o aparato de vôo evoluiu relativamente rápido quando os pássaros do final do jurássico e início do cretáceo exploraram o habitat arbóreo e começaram a voar a grandes distâncias.

Evidências recentes de seqüências do RNA ribossomal mitocondrial têm recontextualizado a evolução das principais linhagens dentro dos pássaros modernos (Neonirthes), reafirmando a posição das ratitas e tinamiformes (Paleognathae) como a linhagem mais basal, seguido pelos patos e Galliformes (Galloanserae) e pelos Passeriformes como um grupo monofilético derivado.

arvore

Figura 1. Árvore filogenética dos pássaros modernos baseada em genes ribossomais nucleares e mitocondriais (ref. Van Tuinem et al, 2000)

 

Voltar