Processamento de antígenos para MHC classe II


A geração de peptídeos associados ao MHC classe II a partir de antígenos endocitados envolve várias etapas:


1- Captação de proteínas extracelulares por APCs e interiorização do antígeno para compartimentos vesiculares.

2- Processamento das proteínas internalizadas que serão degradadas nos endossomos e nos lisossomos para gerar peptídeos - Este processo é mediado por proteases que possuem pH ácido ótimo.Proteínas citoplasmaticas podem ocasionalmente entrar na via classe II, como resultado da via normal de renovação celular ou através de proteínas sintetizadas por vírus.

3- Biossíntese e transporte das moléculas de MHC - Essas moléculas são sintetizadas no RE e transportadas para o endossoma com uma proteína associada designada cadeia invariável (li). Esta ligação com a cadeia invariável impede que as moléculas do MHC classe II se liguem a peptídeos que se encontram no RE. Os dímeros de classe II nascentes são instáveis e seu enovelamento e reunião são auxiliados pela chapenonas localizadas no RE, tal como a calnexina (figura 14).



Figura 14: Biossíntese e transporte de MHC classe II



4- Associação entre peptídeos processados e as moléculas do MHC II nas vesículas - Dentro dos endossomas a li é removida das moléculas de MHC II pela ação das enzimas proteolíticas que deixam somente uma sequência de 24 aminoácidos (CLIP) associada ao MHC. A remoção posterior do CLIP é feita pela molécula HLA-DM. Os peptídeos são, então, capazes de se ligar `as fendas das moléculas classe II disponíveis (figura 15).




Figura 15: Associação de peptídeos e moléculas MHC classe II na via de antígenos exógenos



5- Expressão dos complexos peptídeo-classe II na superfície das APCs - As moléculas do MHC II são estabilizadas pela ligação aos peptídeos. Isto garante que só os complexos peptídeo-MHC apropriadamente carregados sobreviverão tempo suficiente para serem exibidos na superfície celular. Esses complexos uma vez expressos na superfície das APCs são reconhecidos pelas células T CD4+.


TopoTo Top