As moléculas do MHC de classeI consistem de duas cadeias polipeptídicas ligadas não covalentemente: uma cadeia a codificada no MHC (ou cadeia pesada) de 44 a 47 kD e uma subunidade de 12 kD não codificada no MHC, designada b2- microglobulina. Cada cadeia a é orientada de tal modo que cerca de três quartos do polipeptídeo completo estendem-se para o meio extracelular, um curto segmento hidrofóbico estende-se na membrana celular e os resíduos de carboxiterminal estão localizados no citoplasma.
Os segmentos aminoterminais (N-terminal) a1 e a 2 da cadeia-a, cada um com aproximadamente 90 resíduos de comprimento, interagem para formar uma plataforma de oito filamentos antiparalelos de folhas b-pregueadas apoiando duas fitas paralelas de a-hélice. Isso forma a fenda de ligação do peptídeo das moléculas de classe I. Seu tamanho é suficientemente grande para ligar peptídeos de 8 a 11 aminoácidos em uma conformação flexível e estendida.
Os terminais da fenda de ligação dos peptídeos de classe I são fechados, de modo que os peptídeos maiores não podem ser acomodados. Por esse motivo, as proteínas globulares nativas têm de ser "processadas" para gerar fragmentos que sejam bastante pequenos para se ligarem às moléculas do MHC e serem reconhecidos pelas células T. Os resíduos polimórficos das moléculas de classe I são confinados aos domínios a 1 e a 2, onde contribuem para as variações entre os diferentes alelos da classe I na ligação do peptídeo e no reconhecimento pela célula T.
Todo indivíduo normal (heterozigoto) expressa seis diferentes moléculas de classe I em toda célula, contendo cadeias a derivadas de dois alelos dos genes HLA-A, HLA-B e HLA-C, que são herdados dos pais.
O segmento a 3 da cadeia a enovela-se em um domínio imunoglobulina cuja seqüência de aminoácidos é conservada entre as moléculas de classe I. SABER MAIS?
Veja animação do MHC I |
Artigos relacionados:
Chaperones and folding of MHC class I molecules in the
endoplasmic reticulum.Biochimica et Biophysica Acta 1641 (2003)1-12.
Review sobre o enovelamento das moléculas do MHC classe I via chaperonas.
Functional Requirement for Class I MHC in CNS Development and Plasticity. Science VOL 290 15 Dezembro (2000).
O artigo trata da atividade das moléculas de MHC classe I nos fenômenos relacionados à plasticidade e desenvolvimento neuronal.
Insights into antigen processing gained by direct analysis of the naturally processed class I MHC associated peptide repertoire.Molecular Immunology Vol. 39 p127-137 (2002).
Esta revisão descreve a caracterização dos peptídeos compreendendo o repertório de peptídeos apresentados pelo MHC de classe I, com atenção particular para a complexidade, quantidades, modificações pós-traducionais e as vias que conduzem à expressão destes peptídeos.