Estruturas protéicas

Os aminoácidos, em geral, tem características que fazem com que possam ser reunidos em grupos específicos, como hidrofóbicos, hidrofílicos, aromáticos, alifáticos,entre outros, dependendo dos componentes de suas cadeias laterais. Um somatório de características, como grau de hidrofobicidade,presença de enxofre, tamanho, determinam que tipo de estrutura secundária e posteriormente supersecundária , terciária e quaternária; uma determinada sequência de aminoácidos irá formar. Sequências contendo várias diferenças em relação aos aminoácidos, podem formar proteínas semelhantes,bastando conter aminoácidos com características semelhantes em posições análogas nas sequências.

Em trabalhos realizados com o repressor do fago lambda , mutações foram induzidas em diferentes aminoácidos, que eram substituídos, e as proteínas funcionalmente estáveis foram selecionadas. Nestes trabalhos, chegou-se à conclusão que grande parte das posições poderiam ser alteradas sem perda da função original da proteína. .

Nos desenhos abaixo, podemos observar folhas beta, alfa hélices e alças beta, podendo formar, por exemplo, beta-alfa-beta motivos, como esse, da Triose Fosfato Isomerase


que devido a um arranjo específico de aminoácidos, se formaram durante o processo de enovelamento.

Topo da página