Trafego de proteínas

Peptídeo sinal



 
 

    Um elemento quase sempre presente no endereçamento de proteínas é o peptídeo sinal. Ele contém os sinais que irão dirigir a proteína sintetizada para seu destino final.

Para ser reconhecida pela partícula reconhecedora de sinal, e ser levada até a maquinaria de trasnslocação, presente no Retículo Endoplasmático, uma proteína deve conter em sua extremidade amino-terminal uma sequência sinalizadora que é clivada após sua entrada na luz do Retículo Endoplasmático. Neste caso ela possui características bem definidas, como, é constituida de 13 a 36 aminoácidos, a parte amino-terminal do sinal possui pelo menos um aminoácido carregado positivamente, uma região altamente hidrofoba forma o centro da sequência sinalizadora  e o aminoácido amino-terminal do ponto de clivagem geralmente tem uma cadeia lateral neutra pequena.
 


 
 

É o peptídeo sinal que abre os canais de condutancia de proteínas. Este evento funciona como um regulador do consumo energetico da maquinaria de translocação, somente, quando proteínas nascentes estiverem prontas para serem translocadas é que ocorrerá a abertura dos canais e a força próton-motriz atuará.









 
 

Página anterior                                       Próxima página