DNA & Cromossomos
Clique em Interessante para acessar a referência bibliográfica:
- Interessante: Inhibition of experimental liver cirrhosis in mice by telomerase gene delivery.
A disfunção do telômero está associada com defeitos na regeneração do fígado e acelerado desenvolvimento de cirrose hepática em resposta a uma injúria hepática crônica.
- Interessante: Identification of Functionally Important Domains in the N-Terminal Region of Telomerase Reverse Transcriptase.
A telomerase é uma ribonucleoproteína transcriptase reversa responsável pela manutenção do tamanho do telomero. A proteína chave do complexo telomerase é a TERT, que modifica mediada por catalise. Estas modificações são localizadas na região C-terminal do peptídeo .Hidden Markov propôs um modelo baseado na analise da seqüência revelada na região N-terminal do todas as TERTs na prevenção de quatro modificações conservadas, denominadas GQ, CP, QFP e T.
- Interessante: Three telomerases with completely non-telomeric template replacements are catalytically active.
Telomerase é uma transpitase reversa composta de uma subunidade de uma proteína transcriptase reversa e um componente interno de RNA que é uma região molde. Mutações de ponto das bases do RNA molde pode causar diminuição da atividade enzimática, processividade reduzida e misincorporation in vitro.
- Interessante: Telomerase expression and telomere length in immortal leukocyte lines from channel catfish.
A ativação da telomerase parece ser um passo crítico no estabelecimento da imortalidade de células mamíferas, alguns estudos tem sido feitos para determinar se quando ocorre a expressão da telomerase durante o processo de imortalização in vitro de leucócitos.
- Interessante: The catalytic subunit of telomerase is expressed in developing brain neurons and serves a cell survival-promoting function.
Telomerase, uma transcriptase reversa associada a imortalização celular e câncer, acreditava-se que não era expressa em células pós-mitoticas. Novos trabalhos tem descrito que a atividade da telomerase e a sua subunidade catalitica essencial são expressadas em neurônios em cérebros de roedores durante o desenvolvimento embriônico e no primeiro desenvolvimento pós-natal, e são subsequêntemente regulada negativamente. A supressão da expressão da TERT in cultura de neurônios de hipocampo embriônico diminui a vulnerabilidade para apoptose e exocitose.
- Interessante: AbstractInvolvement of 14-3-3 proteins in nuclear localization of telomerase.
A manutenção do telômero está implicada na estabilização do cromossoma e na imortalização celular. A telomerase, que cataliza a síntese de novo do telomero, é ativada em células germinativas e em muitos canceres. A atividade da telomerase é regulada pela expressão do gene para sua subunidade catalítica, TERT, algumas linhas de evidências tem sugerido um regulação pós-traducionais da atividade da telomerase. Foi identificada a sinalização de proteínas 14-3-3 em um modelo de ligação hTERT da TERT humana. Um domínio-negativo hTERT 14-3-3 redistribuído, predominante em núcleos, dentro do citoplasma. Consistentes com estas observações, hTERT-3A, um mutante que não liga a 14-3-3, foi localizado no citoplasma. Leptomicina B, um inibidor de CRM1/exportin 1 mediador da exportação nuclear, ou desrrupção do sinais de exportação nuclear, modificação localizada acima do sitio de ligação da 14-3-3 em hTERT..
- Interessante: Downregulation of 14-3-3sigma prevents clonal evolution and leads to immortalization of primary human keratinocytes.
Em queratinócitos epidermal humanos, a senescência replicativa, é determinada por um declínio progressivo da divisão celular e clonogênico. Este limite é controlado pela evolução clonal, isto é, pela continua transição de células tronco para células amplificadas transitórias. Novos estudos revelam que regulação negativa de 14-3-3 sigma, que é especificamente expressada em epitélio estratificado humano, previne a evolução clonal dos queratinócitos forçando os queratinócitos dentro de um compartimento celular. Isto leva primariamente os queratinócitos humanos para senescência replicativa
- Interessante: Control of human telomere length by TRF1 and TRF2.
O comprimento do telômero em células humanas é controlado por um mecanismo de homeostase que envolve a telomerase e um regulador negativo do tamanho do telômero, TRF1. Foi descrito TRF2, uma proteína TRF1 previamente relatada implicada na proteção das extremidades do cromossomo, é um segundo regulador negativo do comprimento do telômero. TRF1 e TRF2 são reguladores negativos dos comprimento do telômero. A superexpressão do TRF1 eTRF2 resulta no progressivo encurtamento do telômero. TRF1 e TRF2 afetam o nível de expressão da telomerase.
- Interessante: Disease states associated with telomerase deficiency appear earlier in mice with short telomeres.
A deficiência da telomerase em ratos está associada com diminuição do tamanho do macho e da fertilidade da fêmea e ainda com o aumento da letalidade embriônica associado com um defeito no fechamento do tubo neural.
- Interessante: Longevity, stress response, and cancer in aging telomerase-deficient mice.
A manutenção do telômero está ligada a um papel de sinalização de senescência da célula. Assim a diminuição do tamanho do telômero depende da idade e acompanhado de uma instabilidade genética é associada com a redução do período de vida, bem como redução da capacidade para responder ao estresse. Notou-se também aumento na incidência de câncer maligno espontâneo
Ao visitar este site, envie e-mail para Simone