DNA & Cromossomos
Clique em
Interessante para acessar a referência bibliográfica:
- Interessante:
A mutagenese direcionada no gene Tsix leva a uma inativação do cromossomo X não randômica.
Durante a inativação do cromossomo x, as células de fêmeas de mamíferos fazem a seleção de um cromossomo x que será ativo e de um que será inativo. Esta escolha ocorre randomicamente e resulta em uma sobreregulação do gene Xist no X inativo. Os autores levantam a hipótese de que o gene anti-senso, Tsix, controla a expressão do Xist. Neste artigo, eles criaram uma deleção direcionada do gene Tsix em células de camundongos machos e fêmeas. Diante da deficiência do RNA de Tsix, a "contagem" dos cromossomos X que serão inativados continua intacta: células de fêmeas irão inativar um X, enquanto que as células de machos bloqueiam a inativação de cromossomos X. Contudo, células de fêmeas heterozigotas demonstram uma expressão alterada de Xist e uma inativção primária não randômica no X mutante. a habilidade do mutante X em bloquear a acumulação de Xist é comprometida. Os autores concluem que esta regulação por Tsix controla Xist em cis e determina a escolha de qual cromossomo X será escolhido para o silenciamento.
Os mecanismos de contagem, escolha e silenciamento são geneticamente separados. Efeitos diferentes são encontrados em células XX e XY, indicando que fatores positivos e negativos estão envolvidos na escolha dos cromossomos X's ativos e inativos.
- Interessante:
Xist e a inativação do cromossomo X.
Este artigo consiste em uma revisão atual sobre o que é conhecido acerca do gene Xist na inativação do cromossomo X, bem como alguns outros genes responsáveis por este processo, que estão localizados em uma região denominada Xic (X inactivation Center). O autor também levanta algumas questões, como por exemplo o mecanismo de contagem das células e como o transcrito do gene Xist pode inativar todos os genes do cromossomo.
- Interessante:
Hipometilação do DNA pode ativar a expressão do Xist e silenciar o cromossomo X
Neste artigo encontramos uma análise "mais molecular" dos mecanismos da ligação dos produtos do gene Xist. O autor sugere que mecanismos sensíveis à metilação podem estar envolvidos na ativação da expressão do gene Xist. A metodologias usada foi gerar vários mutantes para o gene Dnmt (DNA metiltransferase), responsável pela metilação do DNA. Estes mutantes possuiam expressões aberrantes desta enzima, resultando em expressões diferentes do gene Xist.
- Interessante:
Xist é expresso em células femininas de carcinoma embrionários com dois cromossomos X ativos.
Bomba!!! neste artigo os autores demonstraram que os transcritos do gene Xist nem sempre são derivados do cromossomo X inativo, logo a expressão do Xist "per se" não deve ser um sinal suficiente para inativação completa de um cromossomo X.
- Interessante:
Inativação do cromossomo X em tumores de testículos, expressão de Xist e estado de metilação de receptores andrógenos.
Em células germinativas de machos, a inativação do cromossomo X é estabilizada apenas pelo balanço de expressão de Xist/Tsix. Dados deste traballho indicam que o mecanismo de contagem que resulta na inativação do X é funcional em tumores de testículos de diferentes histogeneses. Os autores propõem um modelo de estudo para os mecanismos envolvidos nestes processos.
- Interessante:
Elementos regulatórios em uma região promotora mínima do gene Xist de camundongo
Aqui encontramos dados muito interessantes sobre a regulação da expressão do gene Xist, além da identificação da região promotora mínima, com os vários elementos característicos encontrados nestas regiões. Também encontramos dados sobre a genômica funcional deste gene, quando provocamos mutações nele.
- Interessante:
Síndrome de Prune-belly e outras anomalias em um feto portador de cromossomo X "em anel" e deficiente em XIST
A perda do centro de inativação do X pode implicar em retardo mental e múltiplas anomalias congênitas. Neste artigo está descrito caso de um feto portador desta anomalia, demonstrando a importância do gene Xist.
- Interessante:
Controle (epi)genético da inativação do cromossomo X de mamíferos
Aqui encontramos identificado uma região de 450kb que, segundo os autores, é suficiente para a iniciação e estabelecimento do processo de inativação do cromossomo X. Todos os outros artigos não discutem sobre como isto poderia ocorrer, apesar de alguns assumirem que o Xic sozinho não era capaz do processo todo.
- Interessante:
Fenótipos severos associados com cromossomos X inativados em forma de anel
Neste artigo temos a descrição de vários fenótipos relacionados com cromossomos X em "forma de anel". Este tipo de cromossomo parece ser resultante de alterações no balanço da expressão de determinadas regiões do Xic (centro de inativação do cromossomo X).
Ao visitar este site, envie e-mail para
Jorge