A mutagenese direcionada no gene Tsix leva a uma inativação do cromossomo X não randômica.

Cell 1999 Oct 1;99(1):47-57

Targeted mutagenesis of Tsix leads to nonrandom X inactivation.

Lee JT, Lu N

Durante a inativação do cromossomo x, as células de fêmeas de mamíferos fazem a seleção de um cromossomo x que será ativo e de um que será inativo. Esta escolha ocorre randomicamente e resulta em uma sobreregulação do gene Xist no X inativo. Os autores levantam a hipótese de que o gene anti-senso, Tsix, controla a expressão do Xist. Neste artigo, eles criaram uma deleção direcionada do gene Tsix em células de camundongos machos e fêmeas.

Diante da deficiência do RNA de Tsix, a "contagem" dos cromossomos X que serão inativados continua intacta: células de fêmeas irão inativar um X, enquanto que as células de machos bloqueiam a inativação de cromossomos X. Contudo, células de fêmeas heterozigotas demonstram uma expressão alterada de Xist e uma inativção primária não randômica no X mutante. a habilidade do mutante X em bloquear a acumulação de Xist é comprometida. Os autores concluem que esta regulação por Tsix controla Xist em cis e determina a escolha de qual cromossomo X será escolhido para o silenciamento.

Os mecanismos de contagem, escolha e silenciamento são geneticamente separados. Efeitos diferentes são encontrados em células XX e XY, indicando que fatores positivos e negativos estão envolvidos na escolha dos cromossomos X's ativos e inativos.