Revista de Psicofisiologia, 2(1), 2000

O Sono, destacando o sonho, o ritmo biológico e a insônia

5.5) Como desenvolver o controle dos sonhos: Segundo Garfield (1977) para desenvolver o controle dos sonhos é necessário que se mantenha um diário dos sonhos para que se ajude a recordar dos sonhos. Pode-se ter recordação completa dos sonhos, para isto deve-se aceitá-los, valorizá-los, sem qualquer distinção.

    Algumas considerações são necessárias para poder recordar os sonhos, a saber: 1) Antes de se deitar, deve-se assumir o compromisso de se lembrar de todos os sonhos que tiver à noite. Assumir este compromisso verbalmente, por exemplo: "Vou me lembrar de todos os sonhos desta noite.", 2) Colocar um bloco e uma caneta perto da cama para anotá-los, 3) Programar um horário para poder acordar naturalmente, 4) Ao acordar naturalmente, a pessoa estará acordando de um sonho MOR, portanto deve-se permanecer imóvel para que as imagens fluam novamente à mente. Se nenhuma imagem surgiu, faça uma revisão mental das pessoas importantes para desencadear associações com o sonho recente, 5) Quando a lembrança dos sonhos houver se completado em uma posição, deve-se mudar suavemente para outras afim de obter novas imagens, 6) Após o encerramento da recordação de imagens, anotar tudo que surgiu no memória: às vezes no decorrer do dia outras imagens vão surgindo, anotá-las também, 7) A recordação do sonho é mais rica e mais completa logo após o período MOR, por isso os sonhos tidos durante a manhã são mais fáceis de serem lembrados. Após um período de treinamento, pode-se acordar após todos os períodos MOR e anotar todos os sonhos sem com isto prejudicar o sono, 8) Deve-se tentar anotar os sonhos com os olhos fechados para não haver interferência na recordação do mesmo, 9) Ao valorizar os sonhos, aceitá-los e anotá-los cria-se uma sintonia transformando o "estado de sonho" mais cooperativo, 10) Deve-se compartilhar os sonhos com pessoas interessadas, o que ajuda a lembrar-se destes com mais detalhes, 11) Nomeie os sonhos para discernir aquele que merece uma atenção especial, com ajuda do diário dos sonhos, 12) Pode-se tentar uma tradução dos sonhos, isto permite aprender mais sobre si mesmo.

    A capacidade de recordação dos sonhos é aumentada com o exercício de recordá-los e através da importância dada a eles como surgem na memória com mais freqüência e mais completos. Manter um diário dos sonhos permite auto-conhecimento e desenvolvimento da autoconfiança. O estado de sonho responde às atitudes em estado de vigília, portanto, deve-se considerar os sonhos como aspectos importantes e significativos da vida e que são influenciados conscientemente por quem os produz. Nos sonhos tudo é permitido, tudo é possível, basta apenas um criador consciente para que tudo exista.