Revista de Psicofisiologia, 2(1), 2000

O Sono, destacando o sonho, o ritmo biológico e a insônia

5.3) Função do sonho

    Passamos um terço de nossa vida dormindo. Uma pessoa de setenta anos, passou em média vinte ou mais anos dormindo. Desses vinte anos, cinco serão em estado de sonho, pois em média 25% do sono é ocupado pelos sonhos O tempo médio de sono adulto durante uma noite é de sete horas e meia, durando cerca uma hora e meia no total dos seus quatro ou cinco sonhos.

    Levantamentos abaixo de Hartmann (1973, citado por Garfield 1977) mostraram que crianças tem um período maior de "sonho" do que adultos.
 

Idade

% Sonho durante o sono

Recém nascido

45% a 65%

18 aos 30 anos

20% a 25%

30 aos 50 anos

18% a 25%

Mais de 50 anos

13% a 18%

 
    Algumas pessoas afirmam não sonhar, mas na verdade, elas não conseguem se recordar dos seus sonhos. Alguns remédios são inibidores dos sonhos. Suspeita-se que drogas com os barbituratos, os fenotiaziminas, o  álcool e as anfetaminas diminuem a duração dos sonhos. A cafeína, a aspirina e as benzodiazepinas parecem não exercer nenhuma influência, enquanto que a reserpina e o LSD parecem aumentar o tempo gasto em sonho.

    De Koninck et al (1989) demonstraram que o sonho tem uma função muito importante na consolidação da memória. As emoções devem ter a ver com a seleção dos assuntos e com o que vamos aprender. Mais informações sobre a função do sono e do sonho ver capítulo de Pimentel-Souza (aceito).