Revista de Psicofisiologia, 2(1), 1998

Panorama do sono e dos sonhos

8.1. Dissônias: nas quais os distúrbios predominantes são a quantidade, qualidade ou horário do sono, que são de três tipos:

Insônia: é um distúrbio na iniciação ou manutenção do sono, podendo ser transitória ou persistente. É persistente quando o distúrbio ocorre no mínimo três vezes por semana durante pelo menos um mês, resultando em significativa fadiga diurna ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional.

Existem três tipos de insônia:

1) Insônia primária, que pode apresentar-se como um padrão empobrecido de sono por toda a vida, ou pode desenvolver-se como resultado de eventos estressantes, persistindo mesmo após sua resolução. É caracterizada pela preocupação diurna excessiva sobre a possibilidade de dormir ou ficar acordado.

2) Insônia relacionada a um fator orgânico conhecido: ocorre em conjunção com uma doença física, não como resposta emocional da pessoa à doença, abuso de droga, ou certas medicações.

3) Insônia relacionada a um transtorno mental: está relacionada aos sintomas psicológicos e comportamentais dos distúrbios psiquiátricos.

Hipersônia: é caracterizado pelo sono diurno excessivo, ataques de sono ou "bebedeira" de sono. A hipersônia transitória e situacional consiste em uma ruptura do padrão normal de sono-vigília, marcado por uma excessiva dificuldade em manter-se desperto e uma tendência a permanecer na cama por períodos longos. A hipersônia associada a distúrbio mental é encontrada em várias condições, incluindo síndromes de humor e outras síndromes depressivas: ciclotímica, distimia etc. A hipersônia pode er causada por uma condição fisiológica, medicamentos ou abuso de substâncias. Além disso, existem dois distúrbios do sistema respiratório capazes de produzir hipersônia: a síndrome do sono apnéico e a síndrome de hiperventilação alveolar.

Distúrbio do relógio biológico: ocorre quando existe uma confusão entre os horários de descanso/atividade normais de uma pessoa e de seu padrão circadiano de sono-vigília. Distúrbios transitórios podem ocorrer como resultado de mudanças rápidas de fuso horário (vôos transoceânicos) ou ficar acordado até tarde por alguns dias.