Revista de Psicofisiologia, 2(1), 1998

Ontogenia: do nascimento à velhice

6.2) Mudanças associadas ao envelhecimento normal

A redução da capacidade perceptiva influência no funcionamento da aprendizagem, da memorização e da resolução de problemas.

A capacidade perceptiva em média aumenta rapidamente nos primeiros anos de vida, reduzindo-se progressivamente no fim da adolescência e estabilizando-se aos 40 anos e uma lenta e progressiva decadência após os 65 anos.

Observa-se uma diminuição da capacidade média de memorização com distúrbio maior na memória de fixação conservando-se as lembranças mais antigas, um declínio lento e progressivo na capacidade de resolver problemas, com variações nas vivências temporais, observando-se o aumento das lembranças repetidas inúmeras vezes e alongamento do passado sobre um presente lento, e nas vivências espaciais, que se encolhe progressivamente.

Com o envelhecimento, verifica-se em média modificações nas reações emocionais e na estrutura da personalidade e essas modificações decorrem de fatores múltiplos, quanto ao fator cerebral que coordena a resposta emocional como dos fatores reativos e situacionais.

Há um tabu vigente em nossa sociedade contra a idéia de que as pessoas velhas pratiquem o sexo. Pesquisas tem demonstrado que, em condições físicas e emocionais adequadas, a capacidade de desfrutar do sexo não se perde com o avançar dos anos, mas simplesmente decresce gradualmente em média pela perda de qualidade de vida ao lado de outras aptidões físicas.

Muitas vezes, há monotonia, dificuldades conjugais, distanciamento e crise familiar, hipervaloração depreciativa das mudanças no aspecto físico e estético do companheiro, expectativas irreais, ansiedade quanto ao desempenho e medo do fracasso, além de condições clínicos ou psiquiátricos atuando como empecilhos na atividade sexual.

Entretanto, tudo isto tem mudado muito com a vida moderna, cuja revolução tecnológica e de informação, tem levado as pessoas a maior participação, mantendo-se ativas intelectualmente e fisicamente por muito mais tempo.