Revista de Psicofisiologia, 2(1), 1998

Ontogenia: do nascimento à velhice

1.2) Da fecundação à morte o homem é um ser dinâmico.

No homem, durante a fase que precede ao nascimento, a idade pré-natal, o desenvolvimento é rápido, profundo e variado, pois, de uma simples célula inicial, teremos depois de mais ou menos nove meses, uma criança pronta para nascer. Após o nascimento, na infância e na adolescência, períodos de preparação é adquirida uma série inumerável de hábitos, habilidades, atitudes e informações indispensáveis para a vida adulta. Mas todo este desenvolvimento e crescimento maravilhosos que acontecem no ser humano não se dão desorganizadamente ao acaso. Existem fatores e princípios que regulam o desenvolvimento das estruturas cerebrais e processos de suas transformações.

Depois da sua fecundação pelo espermatozóide, o ovo inicia um período de divisões celulares, chamado período de segmentação. Após este período, forma-se uma bola de células, dando origem a mórula. As células da mórula continuam depois a dividir-se, mas construindo uma cavidade no seu interior. Esta etapa de desenvolvimento tem o nome de blástula. A cavidade feita no interior da blástula tem o nome de blastocélio.

Na chamada gastrulação, formam-se as três camadas iniciais de que derivam todos os tecidos do organismo adulto - incluindo o cérebro e medula espinal. As células que darão origem ao esboço do futuro cérebro situam-se na parte dorsal da bola oca que é a blástula.

O esboço do sistema nervoso fica definitivamente constituído no decurso da etapa embrionária seguinte, que se intitula neurulação.