Criação e constituição do LPF


 LPF foi estabelecido em 22 de março de 1972 na UFMG com a contratação do Professor Fernando Pimentel de Souza, PhD. Contou no início com a colaboração interdepartamental dos Professores Doutores Gilberto Belisário Campos, neurologista, do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG e Ramon Moreira Cosenza, do Departamento de Morfologia do ICB/UFMG.

Histórico do LPF


Desde a criação do LPF o grupo participou ativamente das Reuniões Anuais da SBPC, especialrmente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), recebida das mãos do Dr. C. Timo-Iaria, que a fez sobreviver após a cassação do Dr. A. Carvalho da Silva, relançada após a fundação por Thales Martins em 1957 no Rio de Janeiro. Prof. Pimentel-Souza foi Secretário-Geral de 1976-1979, com a presidência do Dr Freire-Maia, em cujo mandato foi realizada o 1o. Congresso específico de Fisiologia, com a coordenação dos Drs. M. Rocha e Silva, P. Guertzenstein e O.U. Lopes, publicamos trimestralmente o Boletim Informativo com os volumes 2, 3 e 4, num total de 9 números, ampliou-se muito o quadro de associados, marcamos presença em oganizações de muitos eventos científicos na SBPC e lançou-se a idéia duma revista cientifica brasileira de qualidade, que veio a se concretizar na gestão seguinte do Dr. E Krieger na forma do Brazilian Journal of Medical and Biological Research. Participamos da fundação da Sociedade Brasileira de Psicobiologia (SBPb) com E. Carlini e J. Mansur e posteriormente a Sociedade Brasileira de Neurociência (SBN). Convidado por T.H. Bullock, Prof. Pimentel-Souza foi aceito como Membro Individual da IBRO, para a qual indicou muitos outros neurocientistas brasileiros. 

Em 1981, Pimentel-Souza foi eleito membro fundador da Comissão Permanente de Política Docente (CPPD) da UFMG, num mandato de 3,5 anos, sob a presidência dos Professores Titulares Márcio Quintão Moreno e José Alberto Magno de Carvalho, quando se fez a instalação da CPPD e processou-se ampla estruturação da carreira docente e sistema de avaliação de todas atividades individuais e departamentais, que se tornaram exemplares entre as universidades no Brasil até hoje. 

 

Utilização da Homepage:


Estão disponibilizados textos originais referentes à psicofisiologia, epistemologia, universidade, ciência, desenvolvimento tecnológico, crescimento econômico do país no contexto atual, em vários níveis, desde a divulgação para o grande público até os artigos científicos indexados internacionalmente. Muitos deles são grandes demais, sobrecarregam a memória do sistema ou não são de interêsse tão geral. Mas mesmo assim suas cópias, de direitos autorais da Home Page, poderão ser enviadas aos leitores por solicitação, sendo gratuitas até 5 páginas, R$10 de 5 a 15 páginas, R$20 cada conjunto de 16 a 25 páginas  e fração, desta última, conta-se conforme critério anterior, encadernado, a serem depositadas na conta 405.472.5 do coordenador, B. Brasil, Agência 36.10-2.

 

Visitas na LPF


A Home Page foi lançada no Natal de 1997, mas durante esses 3 anos tivemos mais de 1 mês de paralização do nosso servidor. O gráfico de visitas abaixo revela exatamente que em 3 anos úteis, chegamos a 26.437 visitantes, dobrando em relaçãoao último ano. Cada navegador visitou uma média de cerca  4 ou 5 sites dentro da HP cada vez. Temos mantindo o primeiro rank de "Psicofisilogia" no Google e o entre o 10o. e 20o. no Northernlight há mais de ano, incluindo todo o Mundo Latino, exceto a França, e o primeiro lugar quando combinado com uma 20 palavras-chaves.

<<<Voltar