Curso de EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÊNFASE POLUIÇÃO SONORA

A) NÍVEL:

Curso ao nível de Atualização e Qualificação Profissional, executado conforme resolução 01/96 do ICB-UFMG, que emitirá certificados.

As áreas estratégicas são:
1) Meio ambiente e Desenvolvimento sustentável, na linha de educação ambiental e preservação do meio ambiente,
2) Saúde e Qualidade de vida, na linha de formação de recursos humanos, capacitação e qualificação de multiplicadores,
3) Educação e Cidadania, na linha de educação básica e especial.

B) LINHA PROGRAMÁTICA:

C) DOCENTES:

1) e COORDENADOR
Fernando Pimentel de Souza, Professor Titular de Neurofisiologia do Departamento de Fisiologia e Biofísica, do ICB-UFMG, PhD Farmacologia EPM e Coordenador do projeto. Email: pimentel@icb.ufmg.br

2) PARCEIRA
Nádia Fernandes de Souza, psicóloga clínica, CRP 04/1235, pós-graduação latu sensu PREPES PUC-MG e externa à UFMG. Tel.:227.00.84 (cons.), 223.52.17 (res.) e 9994.52.17 (cel.) Email: pimentel@icb.ufmg.br

D) PÚBLICO:
Docentes com curso superiores do ensino fundamental ou superior, profissionais liberais, técnicos da administrações etc, em princípio vinculados a uma instituição patrocinadora. A presente proposta poderá ser aplicada a técnicos das Secretarias de Meio Ambiente ou a professores do ensino básico  das Secretarias Municipais de Educação e Cultura das Prefeituras Municipais.

E) META:
Mostrar os benefícios do silêncio e os malefícios do ruído na saúde humana, tanto acordado, quanto dormindo, em relação aos aspectos físicos, mentais e psicológicos. É dado consciência dos níveis de ruídos atingidos em alguns locais na sociedade atual, nas áreas públicas, no interior de residências, nas escolas, escritórios, hospitais etc, assim como o impacto direto no homem no local de trabalho. São preconizados alguns métodos pessoais defensivos, além de ação comunitária.

F) METODOLOGIA:

a) Aulas teóricas :
1. Sono e ruído
2. Vigília e ruído
3. Audição e atividade cerebral
4. Fontes de ruído, som e inteligibilidade

b) Grupos de discussão e resolução de questões :
1. Sono e ruído
2. Vigília e ruído
3. Audição
4. Fontes de ruído e inteligibilidade

c) Oficinas :
1. Escuta de peças musicais e avaliação psicológica
2. Relaxamento e meditação com Psicóloga Nádia Fernandes de Souza
3. Caminhada por regiões da cidade: Parques ecológicos, ruas de trânsito
intenso etc, e avaliação psicológica

d) Confecção de monografia com aluno(a)s sobre os temas:
1. A audição, o som e o ruído – controle dos mesmos
2. O sono e as atividades físicas, mentais e psicológicas
3. O ruído ambiente, a inteligibilidade e a aprendizagem
4. O ruído ambiente, o estresse e disfunções mentais.
OBSERVAÇÃO: Estes tópicos poderão no final fazer parte de uma cartilha de educação ambiental, a ser publicada pela instituição patrocinadora, ou repassada com possível parceria para editora com divulgação nacional. Os direitos autorais deverão divididos da seguinte forma: 50% do Professor Fernando Pimentel de Souza, responsável técnico-científico, 25% para os alunos-docentes parceiros e 25% para a SMEC-PMD.

e) Produção de um livro de história infantil com texto do professor-coordenador:
Um livro de história infantil do coordenador, ser publicada por editora de divulgação nacional no período de um ano e meio, e vir a contar com a parceria da instituição patrocinadora na forma de compra de pelo menos 1000, com preço especial deduzidas as margens de lucro de distribuidores e vendedores.

f) Facilidades disponíveis:

1. Material didático fornecido pelo(s) professor(es)  para consultas
    1. Material para leitura e preparação de Grupos de Discussão,
    2. Home Page do Laboratório de Psicofisiologia, UFMG,
    3. Cartilha sobre Poluição sonora, Secretaria do Meio Aambiente de BH, revisada pelo coordenador,
    4. Fita de vídeo,
    5. Outros fontes fornecidas pelos professores.

2. Equipamentos e material didático, que deverão ser  fornecidos pela instituição patrocinadora:
    1. Cópias do material didático original do professor para reproduzir para os alunos,
    2. Projetor marca Kodack para carrossel em disco,
    3. Toca-fita para som,
    4. Toca-vídeo para fitas de vídeo-TV,
    5. Retro-projetor,
    6. Condução para caminhadas de oficinas,
    7. Sala de aula e equipamento correspondente,
    8. Laboratório de Informática

G) CARGA DIDÁTICA:

Para os alunos: 60 horas
Para os docentes contratados: 80 horas

H) NÚMERO DE VAGAS:

De 20 a 30, de preferência 24.

I) AVALIAÇÃO:  avaliação individual ou só de participação.

J) CUSTO PARA A INSTITUIÇÃO:
    a) O curso de 10 semanas custará na base de R$ 100,00 a hora /aula no total de R$8.000,00,
    sendo  R$7.800,00 para o Professor-coordenador, Fernando Pimentel de Souza, e R$ 200,00
    para a Psicóloga clínica, Nádia Fernandes de Souza, que darão recibo como autônomos,
    b) Incidirão ainda despesas de custeio de transporte, estadia e alimentação dos professores na
    base do custo por vez de deslocamento,
    c) O curso poderá ser viabilizado em 2 etapas, a saber:
    -da 1ª às 5ª semanas de atividades, e
    -das 6ª à 10ª semanas de atividades, de acordo com a conveniência, sendo portanto indivisíveis
    os sub-conjuntos,
    d) A versão final de uma cartilha deverá ser apresentada pelo coordenador à instituição
    patrocinadora 6 meses após a última atividade,
    e) A avaliação psicológica das Oficinas poderá ser objeto de análise estatística e publicação de
    trabalho científico pelo coordenador.

K) As cláusulas de publicação da cartilha realizada na 2ª etapa poderão ser canceladas após um ano de recebida a versão final se à instituição patrocinadora  demonstrar, que fez várias tentativas em vão, ficando com o Coordenador o acervo.

L) A obrigação da instituição patrocinadora comprar 1000 exemplares do livro de história infantil poderá ser cancelada no mesmo prazo anterior, se o coordenador demonstrar, que fez várias tentativas em vão, ficando com o Coordenador o acervo.