A) NÍVEL:
Curso ao nível de Atualização e Qualificação Profissional, executado conforme resolução 01/96 do ICB-UFMG, que emitirá certificados.
As áreas
estratégicas são:
1) Meio ambiente
e Desenvolvimento sustentável, na linha de educação
ambiental e preservação do meio ambiente,
2) Saúde
e Qualidade de vida, na linha de formação de recursos
humanos, capacitação e qualificação de multiplicadores,
3) Educação
e Cidadania, na linha de educação básica e
especial.
B) LINHA PROGRAMÁTICA:
C) DOCENTES:
1) e COORDENADOR
Fernando Pimentel de Souza, Professor Titular
de Neurofisiologia do Departamento de Fisiologia e Biofísica, do
ICB-UFMG, PhD Farmacologia EPM e Coordenador do projeto. Email: pimentel@icb.ufmg.br
2) PARCEIRA
Nádia Fernandes de Souza, psicóloga
clínica, CRP 04/1235, pós-graduação latu sensu
PREPES PUC-MG e externa à UFMG. Tel.:227.00.84 (cons.), 223.52.17
(res.) e 9994.52.17 (cel.) Email: pimentel@icb.ufmg.br
D) PÚBLICO:
Docentes com curso superiores
do ensino fundamental ou superior, profissionais liberais, técnicos
da administrações etc, em princípio vinculados a uma
instituição patrocinadora. A presente proposta poderá
ser aplicada a técnicos das Secretarias de Meio Ambiente ou a professores
do ensino básico das Secretarias Municipais de Educação
e Cultura das Prefeituras Municipais.
E) META:
Mostrar os benefícios do silêncio
e os malefícios do ruído na saúde humana, tanto acordado,
quanto dormindo, em relação aos aspectos físicos,
mentais e psicológicos. É dado consciência dos níveis
de ruídos atingidos em alguns locais na sociedade atual, nas áreas
públicas, no interior de residências, nas escolas, escritórios,
hospitais etc, assim como o impacto direto no homem no local de trabalho.
São preconizados alguns métodos pessoais defensivos, além
de ação comunitária.
F) METODOLOGIA:
a) Aulas teóricas
:
1. Sono e ruído
2. Vigília e ruído
3. Audição e atividade cerebral
4. Fontes de ruído, som e inteligibilidade
b) Grupos de discussão
e resolução de questões :
1. Sono e ruído
2. Vigília e ruído
3. Audição
4. Fontes de ruído e inteligibilidade
c) Oficinas :
1. Escuta de peças musicais e avaliação
psicológica
2. Relaxamento e meditação com
Psicóloga Nádia Fernandes de Souza
3. Caminhada por regiões da cidade: Parques
ecológicos, ruas de trânsito
intenso etc, e avaliação psicológica
d) Confecção
de monografia com aluno(a)s sobre os temas:
1. A audição, o som e o ruído
– controle dos mesmos
2. O sono e as atividades físicas, mentais
e psicológicas
3. O ruído ambiente, a inteligibilidade
e a aprendizagem
4. O ruído ambiente, o estresse e disfunções
mentais.
OBSERVAÇÃO: Estes tópicos
poderão no final fazer parte de uma cartilha de educação
ambiental, a ser publicada pela instituição patrocinadora,
ou repassada com possível parceria para editora com divulgação
nacional. Os direitos autorais deverão divididos da seguinte forma:
50% do Professor Fernando Pimentel de Souza, responsável técnico-científico,
25% para os alunos-docentes parceiros e 25% para a SMEC-PMD.
e) Produção de um
livro de história infantil com texto do professor-coordenador:
Um livro de história infantil do coordenador,
ser publicada por editora de divulgação nacional no período
de um ano e meio, e vir a contar com a parceria da instituição
patrocinadora na forma de compra de pelo menos 1000, com preço especial
deduzidas as margens de lucro de distribuidores e vendedores.
f) Facilidades disponíveis:
1. Material didático
fornecido pelo(s) professor(es) para consultas
1. Material para leitura e
preparação de Grupos de Discussão,
2. Home Page do Laboratório
de Psicofisiologia, UFMG,
3. Cartilha sobre Poluição
sonora, Secretaria do Meio Aambiente de BH, revisada pelo coordenador,
4. Fita de vídeo,
5. Outros fontes fornecidas
pelos professores.
2. Equipamentos e material
didático, que deverão ser fornecidos pela instituição
patrocinadora:
1. Cópias do material
didático original do professor para reproduzir para os alunos,
2. Projetor marca Kodack para
carrossel em disco,
3. Toca-fita para som,
4. Toca-vídeo para
fitas de vídeo-TV,
5. Retro-projetor,
6. Condução
para caminhadas de oficinas,
7. Sala de aula e equipamento
correspondente,
8. Laboratório de Informática
G) CARGA DIDÁTICA:
Para os alunos: 60 horas
Para os docentes contratados: 80 horas
H) NÚMERO DE VAGAS:
De 20 a 30, de preferência 24.
I) AVALIAÇÃO: avaliação individual ou só de participação.
J) CUSTO PARA A INSTITUIÇÃO:
a) O curso de 10 semanas custará
na base de R$ 100,00 a hora /aula no total de R$8.000,00,
sendo R$7.800,00 para
o Professor-coordenador, Fernando Pimentel de Souza, e R$ 200,00
para a Psicóloga clínica,
Nádia Fernandes de Souza, que darão recibo como autônomos,
b) Incidirão ainda
despesas de custeio de transporte, estadia e alimentação
dos professores na
base do custo por vez de deslocamento,
c) O curso poderá ser
viabilizado em 2 etapas, a saber:
-da 1ª às
5ª semanas de atividades, e
-das 6ª à
10ª semanas de atividades, de acordo com a conveniência,
sendo portanto indivisíveis
os sub-conjuntos,
d) A versão final de
uma cartilha deverá ser apresentada pelo coordenador à instituição
patrocinadora 6 meses após
a última atividade,
e) A avaliação
psicológica das Oficinas poderá ser objeto de análise
estatística e publicação de
trabalho científico
pelo coordenador.
K) As cláusulas de publicação da cartilha realizada na 2ª etapa poderão ser canceladas após um ano de recebida a versão final se à instituição patrocinadora demonstrar, que fez várias tentativas em vão, ficando com o Coordenador o acervo.
L) A obrigação da instituição
patrocinadora comprar 1000 exemplares do livro de história infantil
poderá ser cancelada no mesmo prazo anterior, se o coordenador demonstrar,
que fez várias tentativas em vão, ficando com o Coordenador
o acervo.