2) OBJETO

2.1) Assunto: O impacto da poluição sonora no policial militar.

2.2) Tema: Estudo da exposição ocupacional do policial militar do Batalhão de Trânsito em Belo Horizonte ao ruído.

2.3) Problema: O policial militar do Batalhão de Trânsito, em serviço na Praça Sete, centro de Belo Horizonte, está  exposto a níveis elevados de ruído que possam causar efeitos nocivos sobre sua saúde?

2.4) Hipótese: O policial militar do Batalhão de Trânsito atuando em áreas de grande fluxo de veículos, como a Praça Sete, está  exposto a níveis elevados de ruído, potencialmente capazes de produzir prejuízos à sua saúde.

2.5) Variáveis:

- Níveis de exposição ocupacional a ruídos ambientais.
- Turno de serviço do policial militar do Batalhão de Trânsito.
- Dia da semana.
- Local da medição.

2.6) Definição de termos:

- Ruído: pode ser definido como um som indesejável ou sem qualidade musical  agradável ou uma mistura de sons ocupando uniformemente toda a gama de freqüências audíveis.

- Ruído interno: é aquele captado no interior das construções (residenciais, comerciais, hospitais, escolas e outras).

- Ruído externo: é aquele captado em vias urbanas e outros logradouros no exterior das construções.

- Som: é uma ou várias freqüências sonoras que ocupam uma ou várias partes específcas do espectro de freqüências audíveis.

- deciBel (dB): é a medida relativa do ruído ou do som em referência a um padrão, na forma da expressão de 10 vezes o logarítimo decimal da relação de intensidade, tomando um padrão de referência.

- Áreas críticas: vias públicas do município de Belo Horizonte onde levantamentos ambientais anteriores demonstraram níveis de pressão sonora equivalente mais elevados, quando comparados com outras, o que se deve fundamentalmente ao grande tráfego de veículos.

- Nível de pressão sonora equivalente ("Equivalent Level = Leq"): o nível de pressão sonora contínua equivalente, expresso em dB, é "o nível de som constante que, no mesmo intervalo de tempo, contém a mesma energia total (ou dose) que o som flutuante" (OPAS, 1983).

- Nível de pressão sonora máximo ("Maximum Level = Lmax"): maior nível de pressão sonora captado, dentro de cada minuto medido.

- Nível médio de ruído do minuto ( "Average Level - Lavg"): nível médio de ruído para o minuto medido.

- Dose: é o valor em porcentagem da exposição ao ruído medida, em função do "nível base do critério = Lc" estabelecido e do tempo; segundo a legislação brasileira (Norma Reguladora 15 = NR15, Anexo 1, da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho = MTb) uma dose de 100% corresponde a urna exposição equivalente a 85 dB(A) para uma jornada de 8 horas, geralmente decorridas durante um dia de trabalho.

- Nível base do critério ("Criterion Level" = "LC"): é o nível base de critério adotado que serve como parâmetro para cálculo da dose.

- Fator duplicativo de dose ("Exchange Rate" = "RT"): expansão tipo contínuo de relação amplitude/dobro de tempo. De acordo com a NR.15, Anexo 1, Portaria 3.214/78 do MTb o fator duplicativo de dose, "RT", é igual a 5 dB(A).

- Dosímetro: é um aparelho que monitora a exposição sonora acumulando o nível de ruído recebido durante o tempo de funcionamento, de acordo com parâmetros selecionados.