Laboratório de Genética Humana e Médica (LGHM)


No LGHM, desenvolvemos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Iniciamos em 1999, com a galactosemia. Depois, foram se agregando a fenilcetonúria, a Síndrome do X-frágil, a Síndrome de Melnick-Needles, a Síndrome Velocardiofacial; a Síndrome de Williams-Beuren, as síndromes causadas por microdeleções/microduplicações intersticiais ou subteloméricas, a deficiência intelectual não-sindrômica. Além disto, temos investigado as bases genéticas da dificuldade de aprendizado, particularmente da Matemática.

Nosso laboratório fica em um instituto de pesquisa básica: o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG ocupa um prédio de 40.000m², dedicados essencialmente à pesquisa. São 256 professores pesquisadores distribuídos em um grande número de laboratórios. Na última década, tem havido um grande investimento na criação de laboratórios de uso comum, o que viabiliza a pesquisa para todos. Não é à toa, que o ICB/UFMG produz cerca de um quarto das publicações científicas geradas em MG. Além disto, a colaboração é o cerne do ICB.

Assim, outras linhas de pesquisa foram surgindo por demanda de colegas. Já desenvolvemos projetos investigando a estrutura genética de populações em Peripatus acacioi, Rhinodrilus alatus, cavalos da raça Mangalarga Marchador, pequenos mamíferos sul-americanos e zebuínos leiteiros do estado de Minas Gerais, entre outros. Alguns destes projetos acabaram virando linhas de pesquisa autônimas, como o dos zebuínos leiteiros e particularmente os do Guzerá.
A diversidade de projetos nos tira da zona de conforto e enriquece. Aqui, vamos detalhar as linhas de pesquisa principais.


Nossa Missão


O Laboratório de Genética Humana e Médica tem como missão colaborar com a formação de pesquisadores e estudantes através da geração e transmissão de conhecimentos que os tornem qualificados tanto para a vida quanto para o mercado de trabalho.




ICB - Instituto de Ciências Biólogicas da UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627. Pampulha, Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil - 31.270-901
Telefone 55(31) 3409-2598
LGHM - Bloco E3-175