Actina


A actina é o maior componente dos filamentos finos das células musculares e do sistema citoesqueletal de células não musculares e está presente em todos os eucariontes (veja a figura abaixo).



A actina pode se apresentar de duas maneiras diferentes: actina G de formato globular, presente em soluções de baixa força iônica e a actina F de formato fibroso, que é uma forma polimerizada da actina G devido ao aumento da força iônica. A actina G é uma molécula bipartida com uma fenda onde está ligado o ATP-ADP. A actina F tem uma aparência de filamento duplo devido a uma rotação de 166° e uma translação de 27,5 Å.
função da actina no movimento amebóide
A actina G possui um sítio de ligação ao ATP (conforme a figura abaixo), e, quando ligada ao mesmo, ela consegue se ligar à actina F.

A actina F possui duas extremidades, denominadas extramidades "mais" e "menos". Na extremidade "mais", está ocorrendo a entrada de actina G ligada a ATP, o que promove o aumento do polímero de actina F, e na extremidade "menos" está ocorrendo a saída de actina ligada a ADP, o que promove a diminuição da cadeia de actina F. Assim, o tamanho relativo da actina F depende da entrada e da saífa de actinas G pelas extramidades "mais" e "menos", respactivamente (veja a figura abaixo).