Biossíntese de serina,
cisteína e glicina.

A serina é formada através de intermediário da glicólise, o 3-fosfoglicerato. A reação acontece em três etapas:
1-Conversão do grupo 2-OH do 3-fosfoglicerato em uma cetona gerando o 3-fosfohidroxipiruvato. A enzima que realiza esta conversão é a 3-fosfoglicerato desidrogenase.
2- Transaminação do 3-fosfohidroxipiruvato a fosfosserina através de uma aminotransferase dependente de PLP.
3-Hidrólise da fosfosserina a serina pela fosfosserina fosfatase.
A serina participa da síntese da glicina que pode ser executada por duas vias:
1-Conversão direta da serina a glicina pela serina hidroximetil transferase. Nesta reação o N5, N10-metileno-TNF também participa da síntese.
2-Condensação do N5, N10-metileno-TNF com CO2 e NH4+ pela glicina sintase.

Síntese da serina e da glicina: Esta síntese começa com a oxidação do 3-fosfoglicerato formando 3-fosfohidroxi piruvato e NADH. A reação de transaminação com o glutamato forma 3-fosfoserina e remove o fosfato produzindo serina. A glicina é gerada pela remoção do grupo metil da serina.




Em animais a cisteína é formada através da serina e da homocisteína, a última é uma produto da quebra da metionina. A homocisteína se combina com a serina formando a cistationa que, em seguida, dá origem à cisteína e ao a-cetobutirato. O grupo sulfidril da cisteína é derivado da metionina que é um aminoácido essencial, o que torna a cisteína um aminoácido realmente essencial.
Em plantas e microrganismos a síntese da cisteína a partir da serina acontece em duas etapas:
1- Conversão da serina em O-acetil serina onde o grupo OH da serina é ativado pela acetil CoA. A enzima envolvida nesta etapa é a serina acetil transferase.
2-Troca do acetato do O-acetil serina por um sulfeto pela ação da O-acetil serina tiol liase.
O sulfeto requerido para a reção acima descrita vem da redução de oito elétrons do sulfato. Esta redução ocorre em E.coli da seguinte forma: o sulfato é primeiro ativado pela ATP-sulforilase e pela APS-cinase. O sulfato ativado é reduzido a sulfito pela PAPS redutase e finalmente a sulfeto pela sulfeto redutase.


Síntese da cisteína