Destino do Piruvato



1 - O Piruvato é um metabólito importante podendo ser ainda oxidado gerando muita energia ou pode ser usado como bloco de construção celular.

2 - A formação de etanol se inicia pela descarboxilação do piruvato, reação catalisada pela piruvato descarboxilase, onde têm-se como produtos o CO2 e aldeído acético.
Há a presença da coenzima tiamina- pirofosfato.     A segunda etapa é a redução do aldeído acético a etanol pelo NADH em uma reação catalisada pela álcool desidrogenase.     A transformação de glicose a etanol é chamada de fermentação alcóolica!     O Etanol ocorre em condições anaeróbicas.

3 - A formação de lactato a partir da redução de piruvato pelo NADH é catalisada pela lactato desidrogenase.     O Lactato ocorre em vários microrganismos e nos músculos de intensa atividade em condições anaeróbicas.

4 - A maior parte do piruvato se dirige para o ciclo do ácido cítrico e depois para a cadeia transportadora de elétrons, onde, nessa via de aerobiose, pode- se extrair muito mais energia.     O ponto de entrada é a acetil coenzima A que é formada pela descarboxilação oxidativa do piruvato. É uma reação catalisada pelo complexo piruvato desidrogenase.




Passo anterior            Passo a Passo            Menu            Home