Controle da expressão gênica em procariontes



Operon trp

O operon trp possui 5 enzimas capazes de transformar corismato em triptofano. Como bactérias são seres procariontes (sem a membrana nuclear), a tradução começa antes do término da transcrição.

O RNAm do trp é rapidamente sintetizado e seu tempo de vida é curto após ter sido totalmente transcrito, respondendo à variações do meio quanto a concentração de trp quase que imediatamente.

Isto é possivel porque o repressor trp, um dímero com 107 aminoácidos, é codificado pelo gene trp que está longe do operon trp. Somente quando o repressor está ligado ao triptofano torna-se capaz de se ligar fortemente ao operador, que possui simetria bilateral.

O operador se superpõe ao promotor para o início de transcrição, ou seja, o repressor, que está ligado ao operador, impede alostericamente que a RNA polimerase se ligue eficientemente ao promotor trp impedindo a transcrição.

O repressor possui uma estrutura dimérica onde cada dímero possui 3 domínios: Um central amino terminal e duas cabeças flexíveis para leitura de DNA (carboxi- terminal). O tema hélice-alça-hélice volta a estar presente em cada subunidade.

É interessante que o repressor sem o trp é incapaz de se ligar ao DNA pois sua região de ligação está separada de 26A, mas quando o trp se liga, ele é capaz de aumentar em 8A a abertura possibilitando a ligação do complexo a 2 sulcos maiores adjacentes no DNA, além de ajudar na estabilização da estrutura.





TÓPICOS