A-DNA
Os estudos de difração de raios X de fibras de DNA revelaram uma forma diferente chamada A-DNA, que surge quando a umidade relativa é reduzida abaixo de cerca de 75%. Isso ocorre porque os agrupamentos fosfato na hélice A ligam-se a menos moléculas de água do que os fosfatos no B-DNA, desta maneira a desidratação favorece a forma A.
B-DNA
O B-DNA tem a dupla hélice mais longa e mais fina. Para completar uma volta na hélice são necessários 10 pares de bases.Em solução, geralmente o DNA assume a conformação B. Quando há pouca água
disponível para interagir com a dupla hélice, o DNA assume a conformação A-DNA.
Z-DNA
Alexander Rich descobriu um terceiro tipo de hélice de DNA quando analisava a estrutura CGCGCG.Esta conformação é mais alongada e mais fina do que o B-DNA.Foi observado que este hexanucleotídeo formava um dúplex de filamentos antiparalelos mantidos juntos por pareamento de Watson-Crick.Para completar uma volta na hélice são necessários 12 pares de bases. O DNA, em solução com altas concentrações de cátions, assume a conformação Z-DNA.
Em eucariotos o DNA tende a assumir a conformação Z-DNA devido a metilação do
DNA. Comparação entre DNA A, B e Z A B Z Forma Mais larga Intermediária Mais estreita Diâmetro da hélice 25,5 A 23,7 A 18,4 A Sentido da torção Dextrorsa Dextrorsa Sinistrorsa Pares de bases por volta da hélice 11 10,4 12 Sulco Maior Estreito e muito profundo Largo e profundo Achatado Sulco Menor Muito largo e raso Estreito e bem profundo Muito estreito e profundo Veja abaixo as imagens das diferentes formas de DNA, onde podemos destacar os sulcos maiores e menores (major groove e minor groove) e ainda a forma A-RNA (A-form RNA) que assume a mesma forma do A-DNA.